02 de Setembro de 2020    14:00 às 17:00
Ciclo de debates cidade: Patrimônio de Todos
Plataforma de reuniões online do CAU/SC
Público Alvo: Arquitetos e Urbanistas, Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Poder Público, Sociedade Civil e Outros

O Ciclo de Debates tem por objetivo divulgar o resultado do trabalho da Câmara Temática, com apresentação dos Cadernos Cidade: Patrimônio de Todos, manual sobre as várias questões que a preservação do patrimônio cultural engloba, elaborado com a significativa contribuição de especialistas participantes da referida Câmara Temática.
A realização do Ciclo de Debates consiste numa homenagem e reconhecimento sobre a luta de todos os que defendem o patrimônio cultural brasileiro. Por isso, inicia-se na semana em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, instituído em 17 de agosto de 1998, ano do centenário do nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), jornalista, historiador e primeiro presidente do Iphan. Rodrigo Melo Franco de Andrade, entre 1934 e 1945 integrou um grupo de intelectuais responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil.

O debate sobre “Sítios históricos, planejamento urbano e gestão urbana” com a participação de seis arquitetas e urbanistas, três representantes da Câmara Temática do CAU/SC “Cidade: Patrimônio de Todos”, e três convidadas: Norma Lacerda Gonçalves (UFPE, Recife/PE), Cássia Regina Carvalho de Magaldi (São Paulo e Santos/SP) e Maria Rita Silveira de Paula Amoroso (Campinas/SP).

Programação:

Das 14:00 às 17:00

14:00 – Abertura Institucional;
14:10 – Serão 5 apresentações sob o tema Sítios históricos, planejamento e gestão urbana:
14:10 – Apresentação de Norma Lacerda Gonçalves;
14:30 – Apresentação de Cássia Regina Carvalho de Magaldi (Conselheira do CAU/SP);
14:50 – Apresentação de Maria Rita Amoroso (Conselheira do CAU/SP)
15:10 – Apresentação de Suzane Albers Araújo (Membra Câmara Temática Cidade: Patrimônio de Todos);
15:30 – Apresentação de Vanessa Pereira (Membra Câmara Temática Cidade: Patrimônio de Todos);
15:50 – Debate, mediado por Simone Harger (Membra Câmara Temática Cidade: Patrimônio de Todos);
17:00 – Encerramento do terceiro encontro.

Sobre os ODS: o ODS 11 possui uma meta específica que trata do patrimônio cultural: 11.4 Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo