Publicado no dia

Lucas da Silva Rudolpho

* Por Lucas da Silva Rudolpho – Arquiteto e Urbanista

A conectividade possui função essencial na paisagem, facilita o movimento de organismos, o intercâmbio genético e outros fluxos ecológicos que são fundamentais para a sobrevivência das espécies e para a provisão dos serviços ecossistêmicos dos quais os seres humanos dependem. Manter e restaurar a conectividade tornou-se um desafio para a conservação da biodiversidade, principalmente em pequenas e médias cidades, onde as áreas urbanas estão se expandindo expressivamente e, consequentemente, alterando a configuração e a permeabilidade da paisagem.

Apesar do potencial de conservação da biodiversidade em áreas urbanas e da importância da conectividade para a sua conservação, a compreensão da conectividade funcional nas paisagens urbanas é limitada, comprometendo grandemente a capacidade de urbanistas e arquitetos paisagistas planejarem e gerenciarem a estrutura da paisagem, a fim de manter e restaurar a conectividade e proteger com mais eficiência a biodiversidade. Essa limitação está presente especialmente em países altamente “biodiversos” como o Brasil, onde poucos estudos foram publicados até o momento. Buscando contribuir para reduzir essas lacunas de conhecimento, desenvolvi a pesquisa de doutorado “Conectividade funcional da paisagem e conservação da biodiversidade: subsídios para o planejamento territorial e paisagístico brasileiro“, sob orientação da professora Alina Gonçalves Santiago, com apoio da Capes, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC. De forma original e inédita, essa pesquisa construiu uma metodologia para auxiliar pesquisadores, professores, estudantes, urbanistas, arquitetos paisagistas e outros profissionais afins a incorporarem – tanto no âmbito da pesquisa, como no da formação e no do exercício profissional – avaliações de conectividade funcional da paisagem, visando à conservação da biodiversidade no processo de planejamento territorial e paisagístico brasileiro.

Para conferir e fazer o download da pesquisa, clique no link:

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220438

Lucas da Silva Rudolpho é arquiteto e urbanista pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail para contato: lucarudolpho@gmail.com.

Esta página é destinada a conteúdos enviados voluntariamente. Os conteúdos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não exprimem entendimento ou posicionamento institucional deste Conselho de Fiscalização Profissional.
----
Envie seu artigo para publicação pelo e-mail comunicacao@causc.gov.br, acompanhado de um breve currículo (até 300 caracteres) e foto do/a autor/a. Imagens para ilustração também são desejadas, desde que seja atribuído o devido crédito.Tamanho recomendado: entre 40 e 80 linhas (corpo 10), título de até 120 caracteres.


Deixe seu comentário