Publicado no dia

A primeira plenária à distância do CAU/SC, em 17 de abril, avaliou as ações da autarquia focadas no enfrentamento à COVID-19. Os desdobramentos da crise financeira gerada pela pandemia também pautaram decisões dos conselheiros. 

O plenário do CAU/SC aprovou o desenvolvimento de um projeto de enfrentamento à crise provocada pelo coronavírus para auxiliar os arquitetos e urbanistas e as cidades na recuperação pós-pandemia. A proposta, que está em fase de elaboração, pretende fomentar a arquitetura e urbanismo em Santa Catarina e ajudar a construir perspectivas a curto, médio e longo prazo. “Somos profissionais de solução. Nossa forma de enfrentar a crise é projetando alternativas e pensando o futuro da arquitetura e urbanismo”, disse a presidente Daniela Sarmento.

A plenária ratificou ainda medidas de contingenciamento orçamentário para a autarquia propostas pelo Conselho Diretor. Desde que passou a funcionar remotamente, o Conselho vem priorizando o uso de recursos para manutenção dos gastos fixos, serviços essenciais e ações estratégicas de enfrentamento à crise. A Gerência Administrativa e Financeira deverá ainda reestudar os contratos e serviços vigentes. 

 

Proteção da sociedade e ensino EAD

Os conselheiros também reafirmaram por unanimidade o posicionamento do CAU/SC pelo isolamento social e trabalho em casa como medida de preservar a vida e a saúde pública diante da pandemia da covid-19, que vem apresentando crescimento do número de casos no Estado. Confira a deliberação

Outro destaque da plenária foi o posicionamento da Comissão de Ensino e Formação a respeito de portaria do Ministério da Educação (MEC) a respeito do ensino EAD. O conselheiro Rodrigo Althoff Medeiros relatou que o debate dos conselheiros que integram a comissão resultou em manifestação contrária à Portaria 2.117, expedida pelo Ministério da Educação (MEC) em 6 de dezembro de 2019. “A CEF se manifestou contrária à portaria pois ela diminui as exigências de controle de qualidade dos conteúdos EAD”, explicou o conselheiro. Acesse a portaria

A 102ª Plenária foi transmitida ao vivo pelo canal do CAU/SC no Youtube. 

Assista:


Deixe seu comentário