Publicado no dia

O resultado final selecionou 15 práticas pedagógicas e 6 ações desenvolvidas por Arquitetos e Urbanistas. Deste total, cinco são de representantes de Santa Catarina.

O Concurso CAU Educa fez a entrega dos prêmios para ações de valorização da Arquitetura e do Urbanismo focada nos anos iniciais de formação do cidadão. O evento fez parte da programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), e pretende estabelecer referências em educação sobre Arquitetura e Urbanismo nas escolas de todo o país. Com apresentação do jornalista Paulo Markun, o evento premiou 21 ações de todo o país.

Conheça os projetos premiados e menções honrosas

Menções Honrosas – Ações de Arquitetura e Urbanismo na Escola

Premiados – Ações de Arquiteto e Urbanista na Escola

Menções Honrosas – Práticas Pedagógicas

Premiados – Práticas Pedagógicas

O Concurso tem origem no trabalho desenvolvido pela Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU Brasil (CPUA-CAU/BR) desde o ano de 2018. “Não se trata de formar pequenos arquitetos e urbanistas, e sim formar cidadãos capazes e conscientes na formação das nossas cidades”, disse a coordenadora da CPUA-CAU/BR, conselheira Josélia Alves. “Trata-se de um programa de educação continuada para construção de uma consciência urbana e ambiental no ensino fundamental”.

“Saúdo a todos os premiados que criaram essa possibilidade de criar ilhas de encantamento no CAU Brasil”, disse a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh. “Vamos construir cidades mais saudáveis com a ajuda dos professores e nossos futuros alunos”, afirmou. Foram premiados projetos em duas modalidades: Práticas Pedagógicas de Educação Urbanística; e Ações de Arquiteto e Urbanista na Escola.

Desenvolvimento sustentável

Essa metodologia foi estruturada por meio de atividades que incluíram pesquisa com crianças, professores e profissionais; estudos de caso; e estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também buscou atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a Nova Agenda Urbana da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Garantir mais e melhores oportunidades para a participação efetiva dos jovens é essencial. Por meio de pesquisas, vimos que existe sim interesse de coordenadores e professores em introduzir a temática de Arquitetura e Urbanismo nas escolas”, disse Josélia. Muitos professores já fazem isso, mas se ressentem de materiais adequados e também do apoio de profissionais da área”.

O Concurso CAU Educa foi a primeira ação pública do CAU nesse sentido. Mais de 130 projetos vindos de todas as regiões do Brasil foram inscritos, por pedagogos e arquitetos, com 21 ações premiadas. Cada uma das 15 Práticas Pedagógicas selecionadas recebeu R$ 1.500; e as seis ações de “Arquiteto e Urbanista na Escola”, e R$ 3.000 cada. Também foram destacados oito projetos com menção honrosa.

Comissão Julgadora

A Comissão Julgadora do concurso foi composta pela conselheira Josélia Alves; as arquitetas e urbanistas e pedagogas Cláudia Sales de Alcântara (presidente da Comissão) e Simone Sayegh; a pedagoga Isabella Gregory; e a arquiteta e Ana Maria Reis de Goes Monteiro. A presidente da Comissão, Cláudia Sales de Alcântara, afirmou que esse concurso possibilitou encontros de vários saberes e conhecimentos.

“Conhecimento não é pronto, um produto de supermercado, ele se constroi ao longo do tempo. Não se produz conhecimento sozinho, precisamos criar as as possibilidades de construção de conhecimento com o outro”, disse, citando o educador Paulo Freire. “Este concurso é um ponto de partida, uma sensibilização que precisará de constante trabalho e aperfeiçoamento”.

Veja mais informações no site do CAU Educa

Foto (CAU/BR): O jornalista Paulo Markun com a Comissão Julgadora do Concurso CAU Educa

Com informações do CAU/BR


Deixe seu comentário