31 de Outubro – Dia Mundial das Cidades

E como elas serão em 2030?

Publicado no dia
Croqui Distopia ou realidade

Dia Mundial das Cidades

Hoje, 31 de outubro, é a data indicada pela Organização das Nações Unidas para celebrar a maior invenção humana, a cidade. Como data de encerramento do Outubro Urbano, que se inicia com o Dia Mundial do Habitat (na primeira segunda-feira de outubro) e se encerra no dia de hoje, a data procura jogar luz às complexidades e contradições encontradas nas cidades, onde hoje vive a maior parte da população global. Cada cidade tem a sua particularidade e, apesar de se tratar de uma data mundial, é importante que os reflexos das ações no território sejam debatidos pelos agentes locais. Os desafios de uma cidade em Bangladesh são distintos de uma cidade na Austrália, assim como diferem de uma cidade no Brasil. Mesmo em nosso país, as realidades regionais são marcantes, desigualdades socioespaciais e culturais nos impõem, enquanto arquitetos e urbanistas, desafios diversos na busca por cidades mais humanas, resilientes e sustentáveis.

No Brasil de hoje, somos 5570 municípios, e de acordo com dados do IBGE de 2015, 85 % da população brasileira vive nas cidades. A porcentagem varia bastante pelo país, na região Norte: 75% dos habitantes vivem na zona urbana e 25% vivem na zona rural, no Nordeste: 73% dos habitantes vivem na zona urbana e 27% vivem na zona rural. No Centro-Oeste: 90% dos habitantes vivem na zona urbana e 10% vivem na zona rural. Na Região Sudeste o maior índice de urbanidade: 93% dos habitantes vivem na zona urbana e 7% vivem na zona rural. No Sul, estamos muito próximos da média nacional: 86% dos habitantes vivem na zona urbana e 14% vivem na zona rural. A concentração humana nas cidades as torna, consequentemente, o local onde se manifestam as principais demandas sociais e o cenário de atuação do arquiteto e urbanista. É diante desse contexto que se destaca o desafio em intervir sobre a configuração urbana para cumprir as condições básicas de qualidade de vida. Balizados pelo nosso olhar técnico, podemos propor soluções capazes de tornar as cidades melhores para todas e todos.

Sobre a dia de hoje, a Presidente Daniela Sarmento destaca que “esse dia é importante para visibilizar o protagonismo das cidades brasileiras frente aos desafios das crises ambientais que precisamos solucionar. Além de nos provocar a pensar nosso papel como cidadão e arquitetos e nossa capacidade de transformar as cidades com impacto do nosso trabalho”.

Dentre os muitos desafios para termos cidades mais inclusivas em 2030, o CAU/SC contribui através da construção de conteúdos estruturados, com a participação da sociedade, para que ação dos arquitetos e urbanistas possa ter um impacto positivo neste processo. Destacamos o projeto Fundamentos para as Cidades 2030, um Manual orientativo para elaboração de planos diretores participativos alinhados aos ODS. O manual propõe estratégias de solução aos desafios encontrados para um planejamento urbano alinhado à Agenda 2030, dentro do recorte regional do estado de Santa Catarina. Destacamos também o projeto Cidade: Patrimônio de todos, uma compilação de textos e imagens organizados em cadernos que estabelece o Patrimônio Arquitetônico como uma das questões centrais a serem enfrentadas pelos profissionais da Arquitetura e Urbanismo e pela sociedade em geral. O documento busca cumprir um papel preventivo, de orientação técnica e de conscientização da importância da salvaguarda do Patrimônio Arquitetônico em Santa Catarina, tornando-o um Patrimônio de Todos. Outro documento importante, que orienta as ações do CAU/SC é o Plano Estratégico para Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (PEI-ATHIS), uma ação coordenada do CAU, alinhada à Lei 11.888/08 para mitigar o passivo de mais de 6 milhões e 300 mil habitações (FJP, 2015) e garantir o acesso à profissionais de arquitetura e urbanismo para todas as pessoas.

Com estas ações e outras, o CAU/SC se posiciona em defesa da qualidade de vida e do acesso democrático às cidades. Como signatário do Movimento ODS/SC e patrocinador oficial do ODS 11 em Santa Catarina, o CAU/SC confirma seu comprometimento com a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda global proposta pela ONU com aplicação local, que orienta nossas ações na busca de uma cidade melhor em 2030.

Neste dia mundial das cidades, convidamos você a pensar conosco, como serão nossas cidades em 2030 – e como podemos agir para que essa cidade imaginada se transforme em realidade.

Croqui: Distopia ou realidade?, de Arlis Buhl Peres, 2º colocado no Concurso de Fotografias e Croquis 2020 do CAU/SC

#causc #diamundialdascidades #novaagendaurbana #odsonu #ods11 #movimentoodssc #fundamentosparaascidades2030 #caubr #arquitetura #urbanismo #onuhabitat #outubrourbano #circuitourbano


Deixe seu comentário