Publicado no dia

O estado de Santa Catarina é uma das principais presenças da colonização alemã no Brasil. Na região do Vale Europeu encontram-se diversos ícones dessa herança cultural, especialmente na arquitetura.

Entre as referências na área estão a Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, e a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, em Brusque. Representantes da arquitetura moderna religiosa, as duas foram projetadas pelo arquiteto alemão Gottfried Böhm (1920-2021).

“Elas podem ser consideradas irmãs, por terem certa similaridade, mas, ao mesmo tempo, têm algo que as difere de forma invertida”, afirma o fotógrafo Ronaldo Azambuja, que desenvolveu projeto de registro fotográfico das marcas e detalhes do expressionismo alemão na construção dessas igrejas.

Na catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, ele destaca a intensa iluminação, que privilegia a luz natural. “E transmite a sensação de leveza, tranquilidade, ainda que amparada por paredes de pedra, firmes e sólidas”, explica Azambuja.

Para ele, a sobriedade das linhas e a tonalidade das pedras remetem à ideia de segurança e proteção física na Igreja de São Luiz Gonzaga, em Brusque. E, num segundo momento, surge a sensação espiritual relacionada ao templo.

“É evidente que estes fatores, emoções ou sensações ficam materializadas nos projetos devido à habilidade profissional do Gottfried Böhm em projetar e construir estas obras”, frisa Azambuja.

Admiração

Em 2019, antes de iniciar o trabalho, Azambuja pesquisou a história de Gottfried Böhm que, em 1986, recebeu o Prêmio Pritzker. Filho e neto de arquitetos, a vocação permaneceu na geração seguinte: três dos seus filhos têm a mesma profissão que a dele. “A história desta família é tão representativa que até um filme foi feito sobre eles, se chama Concrete Love – The Böhm Family”.

Em pouco tempo, a curiosidade inicial do fotógrafo cedeu espaço à admiração por Böhm “e se transformou em inspiração para assumir o desafio da produção das imagens”. A memória afetiva da infância do catarinense nascido em Brusque também contou na decisão. “Quando frequentava a igreja de Brusque só estava construída a nave principal, sem portal de entrada que foi finalizado anos depois”.

O registro com as fotos demorou dois anos para ser concluído. Neste ano, enquanto Ronaldo Azambuja trabalhava na pós-produção das imagens, Gottfried Böhm faleceu na Alemanha, aos 101 anos. “Com certeza em tempos de internet, se ele ainda estivesse vivo haveria uma possibilidade de visualizar as imagens e visitar uma vez mais seu projeto”, disse Azambuja.

Divulgação

A produção das imagens foi acompanhada da elaboração do conteúdo para divulgação. Para a obra de Brusque, a responsável foi a arquiteta e pesquisadora Angelina Wittmann. Por outro lado, a arquiteta Giovana Martino atuou na produção de conteúdo para a obra de Blumenau, que incluiu citações da tese do arquiteto Leodi Covatti. Ambos materiais de divulgação tiveram espaço no Archdaily e no Portal ArqSC.

Além da Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau, e da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, em Brusque, Azambuja também fez o registro fotográfico da obra de Hans Broos, o Mosteiro de São Bento, em Vinhedo, interior de São Paulo.

Fotos: Ronaldo Azambuja


Deixe seu comentário