Arquiteta conquista Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença na categoria Saúde Bem-viver

Ana Paula Poburko Cenzi prestigiou o CAU/SC Portas Abertas para Elas após vencer o Prêmio no Dia da Mulher

Publicado no dia

 

 

 

 

 

Ana Paula desenvolveu o projeto da praça Canto das Areias, no Campeche

 

 

 

 

 

 

A arquiteta Ana Paula Poburko Cenzi venceu o Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença, na categoria Saúde / Bem viver, pela mobilização em prol da praça Canto das Areias. O resultado foi anunciado no Teatro Pedro Ivo no dia 8 de março, Dia Internacional de Mulher, quando oito candidatas, dentre 130 inscritas, foram premiadas em diferentes categorias.

Graduada pela Universidade Positivo, em Curitiba, Ana Paula se mudou com a família para Florianópolis há 17 anos. Ao adquirir um terreno no Campeche, vizinho a uma faixa de terra destinada a ser Área Verde de Lazer, foi tomada por memórias da infância e da faculdade, quando sem perceber enraizou entre as suas crenças o valor de uma praça pública.

O atual prefeito de Curitiba, arq. urb. Rafael Greca, ocupava o mesmo cargo nos anos 90, quando Ana Paula provou o encantamento de ver uma área destinada ao lixo ser transformada em Parque Tinguá. “A origem do parque mexeu com o meu emocional”, lembra a arquiteta igualmente atraída pelas aulas da professora arq. urb. Jussara Maria da Silva. “Com ela, aprendi o caráter público de uma praça, que ganha vida a partir do perfil de quem a frequenta”.

Apesar da motivação, transformar um imenso depósito de entulhos, próximo da praia do Campeche, numa praça ricamente arborizada e “mobiliada” para diferentes faixas etárias, exigiu quatro anos de esforço. O primeiro passo foi reconhecer o terreno, com 7 mil m2 de área linear, ou seja, muito estreito em relação às praças tradicionais. Reservado pela construtora Mpen para ser uma Área Verde de Lazer, o terreno recebia tanto lixo, atraindo animais e gerando mau cheiro, que as obras foram reiteradamente adiadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para Ana Paula, ficou claro que nenhum projeto teria sucesso sem que a população local adotasse a ideia, então suas horas de folga foram fragmentadas: em parte dedicadas à filha pequena, em parte destinadas à peregrinação, de casa em casa, convencendo os vizinhos a adotarem a área: não apenas evitando o despejo de lixo e móveis velhos, como também fiscalizando, para que pessoas de fora não utilizassem o local como bota-fora.

Após convencer a Comcap a limpar o terreno, comprometendo-se a mantê-lo limpo a partir dali, Ana Paula idealizou uma ação para despertar na vizinhança o senso de pertencimento. Assim surgiu o Dia de Semear, em 2017, com as crianças do bairro plantando mudas na área designada para ser um pomar, conforme o pré-projeto em que a arquiteta concebia a praça.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao sentir que os moradores já nutriam zelo e amor pelo espaço, Ana Paula contactou o dono da construtora Mpen, Carlos Berenhausen, para anunciar o novo momento, mais propício à execução da praça. Contratada pela Mpen para desenvolver o projeto executivo, somando as habilidades profissionais com a expertise que a maternidade traz, Ana Paula acompanhou de perto a execução da obra, entre março e outubro de 2019. “Uma preocupação foi adequar a praça à comunidade, suprindo os anseios de quem vive no entorno, mas para a nossa surpresa o local atrai até mesmo moradores de bairros distantes”, comemora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após colher referências entre os moradores do Campeche, sobre os tipos de brinquedos e as áreas de lazer, a arquiteta criou parquinho para a primeira infância, um espaço para as crianças acima de 6 anos, como é o caso da sua filha, uma quadra de vôlei e beach tennis, pet place e um pomar que floresce a cada ano. Otimizando a singularidade do terreno, muito comprido, a arquiteta projetou uma ampla pista para caminhada, patins e ciclismo, que possibilitou a prática de exercícios sem aglomeração durante a pandemia. “Foi um trabalho de formiguinha, envolvendo a comunidade, conscientizando os moradores para conter o despejo, acatando sugestões de brinquedos para os parquinhos e enfrentando muitas ameaças. E o maior prêmio é ver a praça cumprindo o seu papel, estimulando o bem-viver e sendo um local onde todos se sentem bem-vindos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Publicado em 22.03.2023.

Deixe seu comentário