Publicado no dia

Para marcar o mês do Dia Internacional da Mulher, O CAU/SC preparou uma série de ações. A Câmara Temática Mulheres na Arquitetura produziu um manifesto em que conclama as arquitetas para o debate sobre as questões de gênero e para a transformação do mercado da arquitetura e urbanismo. 

O documento, publicado em vídeo, foi lançado durante a primeira edição do Cine Debate Mulheres na Arquitetura, no dia 5 de março, na sede do CAU/SC. “Somos mais de 60% na nossa profissão e seremos muito mais nos próximos anos. Esta condição nos permite construir um outro futuro para nós mesmas e para a arquitetura e urbanismo. Um futuro de empoderamento, com valorização do nosso trabalho, com remuneração equivalente às dos nossos colegas e sem violência de gênero”, diz o documento. Uma versão do manifesto em vídeo, produzida pela Assessoria de Comunicação, foi projetada também na fachada da sede do CAU/SC, visibilizando o discurso das arquitetas para quem transitava pela Avenida Osmar Cunha, via central de Florianópolis. 

Assista ao vídeo:

 

A primeira edição do Cine Debate atraiu estudantes de arquiteturas e profissionais de diferentes gerações para assistir e discutir os temas abordados pelo curta-metragem catarinense “Baile”.  Gravado e produzido em Santa Catarina, o filme foi produzido com patrocínio do edital Prêmio Catarinense de Cinema 2018 do Governo do Estado de Santa Catarina. 

Na produção, a personagem central é Andréa, uma menina de dez anos que estuda, vive com a mãe e ajuda a cuidar da avó. Em um único dia desta rotina, Andréa se confronta com situações que a fazem despertar, de forma sutil, sobre sua condição, que é de muitas mulheres: os lugares que a sociedade reserva para as meninas e mulheres, a frágil estrutura de amparo do estado para as mulheres pobres, a baixa representatividade feminina e, em especial, das mulheres negras. “Fiquei impressionada com a forma como o vídeo conseguiu tratar de tantos temas com tão poucos recursos”, disse a arquiteta Clelia Pfeifer. 

A coordenadora da CT Mulheres na Arquitetura, Juliana Dreher destacou a plateia formada por  mulheres de diferentes gerações e histórias de vida diversas que participou da primeira edição do Cine Debate. “Foi um momento intimista, onde cada uma pode falar sobre suas experiências e vivências”, afirmou. Em tom semelhante ao evento realizado pelo CAU/SC para marcar a data no ano passado, o evento abriu espaço para o amplo diálogo entre as participantes. “Algo em comum nas falas foi a consciência de que a condição da Mulher na sociedade patriarcal e machista interfere tanto na relações pessoais como nas profissionais”, disse a arquiteta. O debate contou com a presença da diretora do curta, Cíntia Domit Bittar. 

Realizado em colaboração com o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAB-SC) e Sindicato dos Arquitetos de Santa Catarina (SASC-SC), o Cine Debate deve se repetir em outras cidades catarinenses ao longo do mês de março. As datas serão divulgadas na Agenda do CAU/SC e também nas redes sociais.

.:. Veja as imagens do primeiro Cine Debate .:. 

Outro conteúdo especial produzido pela CT com apoio da Assessoria de Comunicação é uma série de podcasts que irão ao ar semanalmente no mês de março. Os quatro episódios tratam da relação das mulheres com o espaço urbano, do futuro da arquitetura sob um cenário em que as arquitetas serão 75% do contingente profissional da área, o espaço das mulheres nas entidades representativa da categoria e sororidade no mercado de trabalho. Os audios serão disponibilizados no site do CAU/SC. Acompanhe também pelas redes sociais.

.:. Leia também: DIA INTERNACIONAL DA MULHER: as ações do CAU em defesa da Equidade de Gênero

 


 

Objetivo 5.
Igualdade de Gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

 

 


Deixe seu comentário