Associação de moradores de Florianópolis lança vídeo sobre sociabilidades da comunidade de Ratones

“O Rio, os engenhos, a roça: paisagens fragmentadas na história” tem apoio do CAU/SC

Publicado no dia

Nesta quinta-feira, 20 de maio, às 20h, será lançado o vídeo “O Rio, os engenhos, a roça: paisagens fragmentadas na história”, um projeto da Associação de Moradores de Ratones (Amora), em Florianópolis, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) e a Movimento Filmes. Para acompanhar a estreia, é necessário acessar o link pelo Google Meets: Estreia – 20h.

O vídeo é um documentário que recupera em depoimentos dos moradores do bairro, paisagens e construções, um modo de vida e de sociabilidades em que se misturam aspectos rurais, ambientais e urbanos na capital do estado. De acordo com a vice-presidente do CAU/SC, Silvya Caprario, esse é um projeto importante selecionado pela autarquia para promover o conhecimento e o fortalecimento da Arquitetura e Urbanismo por meio do edital proposto pela Comissão de Organização de Administração e Finanças (COAF) com o tema: “Acupuntura Urbana: Espaços Inclusivos e Sustentáveis”.

“A produção traz um resgate cultural, dos costumes e da influência no patrimônio arquitetônico. É uma viagem ao passado com o depoimento de antigos moradores que trazem com suas histórias o entendimento para a importância da preservação de uma arquitetura que está se perdendo e se degradando”, comenta Silvya Caprario. “Ratones é um bairro no meio do verde e com rio de mesmo nome. É um local bucólico, cheio de magia e mistérios dentro da ilha que precisa seguir se mantendo sustentável”, considera.


Deixe seu comentário