Publicado no dia

As presidentes do CAU/SC, Daniela Sarmento, e do CAU/SE, Ana Maria, e a vice presidente do CAU/BR, Lana Jube 

Uma Comissão Geral será instalada na Câmara dos Deputados para debater o tema “Mulheres na Arquitetura e a Produção da Cidade Inclusiva”.  A ação, uma das ações do CAU no mês do Dia Internacional da Mulher, é resultado do requerimento REQ 965/2019, proposto pela deputada federal Margarida Salomão (PT/MG), com o apoio das deputadas Leandre Dal Ponte (PV-PR), Luisa Canziani (PTB-PR), Soraya Santos (PR-RJ), Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) e do deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

As comissões gerais são espaços que levam ao Plenário da Câmara assuntos considerados relevantes ou projetos de lei de iniciativa popular. Nessas ocasiões, as sessões plenárias são suspensas e, além dos deputados, representantes da sociedade relacionados ao tema em pauta tem oportunidade de se manifestar no plenário da casa.

O CAU/BR e do Fórum de Presidentes dos CAU se empenharam na validação da proposta, que tem sintonia com o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU: a promoção da igualdade de gênero. As presidentes do CAU/SC, Daniela Sarmento, e do CAU/SE, Ana Maria, e a vice presidente do CAU/BR, Lana Jube  participaram de ação conjunta que obteve as assinaturas necessárias. “É preciso saudar a iniciativa promovida por este importante Conselho (CAU), que hoje conta com uma prevalência de mulheres arquitetas entre seus quadros, e refletir sobre a importância desta Casa tratar sobre tema tão relevante e tão impactante no cotidiano da vida das brasileiras e dos brasileiros”, diz o texto do requerimento. A matéria aguarda despacho do presidente da Câmara para ser votado em plenário.

Presidente do CAU/BR Luciano Guimarães e a deputada federal Margarida Salomão, proponente do requerimento

Além das parlamentares propositoras, o requerimento obteve assinaturas das deputadas Adriana Ventura (Novo-SP), Aline Gurgel (PRB-AP), Bia Cavassa (PSDB-MS), Celina Leão (PP-DF), Daniela do Waguinho (MDB-RJ), Érika Kokay (PT/DF), Flávia Arruda (PR-DF) Natália Bonavides (PT-RN), Paula Belmonte (PPS-DF), Professora Rosa Neide (PT-MT), Rose Modesto (PSDB-MS), Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Tabata Amaral (PDT-SP), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Alice Portugal (PCdoB-BA), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), Gastão Vieira (PROS-MA), Felipe Rigoni (PSP-ES) e Túlio Gadelha (PDT-PE). Também apoiaram os líderes André de Paula (PSD), André Figueiredo (PDT) Ivan Valente (PSOL) e Jandira Feghali (Líder da Minoria), além de PT, “Blocão” (PR, PP, PSD, MDB, DEM, PTB, PSC e PMN) e o Bloco constituído pelo PDT, PODE, PROS, AVANTE e PV.

Com informações do CAU/BR

Deixe seu comentário