Câmara Temática de Patrimônio do CAU Brasil será lançada em junho, no Maranhão

Conselheira do CAU/SC participou nesta quinta-feira do Ciclo de Debate “Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira”

Publicado no dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A conselheira suplente do CAU/SC, Anne Elise Rosa Soto, participou nesta quinta-feira, 25 de maio, do Ciclo de Debate “Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira”. Promovido pelo CAU Brasil, com apoio do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal, o encontro explorou os desafios no tratamento de acervos – com cases de vários estados – e as estratégias para conservação, financiamento e salvaguarda. Representantes do IPHAN, CONARQ e ICOMOS também compartilharam em Brasília as suas ações e competências no acolhimento destes acervos.

 

Recentemente, com forte mobilização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu que a realização de projetos e obras de restauro em Patrimônio Histórico é atribuição privativa de arquitetos e urbanistas. Ao negar provimento ao recurso do CREA-PR, o STJ considerou, entre outros fundamentos, o Art. 3º da Lei n.12.378/2013, onde consta que “os campos da atuação profissional para o exercício da Arquitetura e Urbanismo são definidos a partir das diretrizes curriculares nacionais que dispõem sobre a formação do profissional arquiteto e urbanista nas quais os núcleos de conhecimentos de fundamentação e de conhecimentos profissionais caracterizam a unidade de atuação profissional”.

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 13 de junho, o CAU/BR promove em São Luís, cidade considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o II Seminário de Patrimônio Histórico. Antecedendo o Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil Portugal, 9º FIPA, que aborda Diversidade em Diálogos Permanentes de 14 a 16 de junho, o Seminário será marcado pelo lançamento da Câmara Temática de Patrimônio do CAU Brasil. A participação é exclusivamente presencial, com inscrições abertas neste link aqui.

 

As inscrições para o FIPA também estão abertas, neste link aqui.

 

  • Publicado em 26.05.2023.

Deixe seu comentário