Publicado no dia

O 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos encerrou suas atividades no sábado, 12 de outubro, com mais de 700 profissionais lotando o auditório da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento, fiel ao seu tema “Espaço e Democracia”, levou arquitetos, estudantes e interessados a ocupar praças, universidades, monumentos e equipamentos culturais em toda a cidade de Porto Alegre. As 2.500 pessoas que participaram do 21º CBA circularam por diferentes pontos da cidade, participando de palestras, debates, oficinas, minicursos, exposições e atividades culturais. 

 

 

O evento homenageou a arquiteta e urbanista gaúcha Briane Panitz Bicca (in memoriam), uma das principais expoentes da preservação da história e memória do patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico nacional. E foi o centro histórico da cidade natal de Briane Bicca que os congressistas vivenciaram durante os dias do 21 CBA. A programação convidava o público a explorar a cidade e acolheu também o lançamento do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Brasileiro. A iniciativa expressa o repúdio referente aos ataques promovidos pelo Governo Federal ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com a substituição de seus superintendentes estaduais por agentes públicos sem formação e sem experiência neste setor. Leia mais aqui

A Plenária Final do evento contou com homenagens a importantes nomes da Arquitetura e Urbanismo e grandes expectativas para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO). Os congressistas aprovaram a Carta da Cidade de Porto Alegre como documento oficial do 21º CBA. O documento proposto pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), realizador do evento juntamente com o CAU/BR e o CAU/RS, apresentou uma série de pautas e propostas sobre os desafios que os arquitetos e urbanistas enfrentam no início do século XXI. Entre as propostas da carta, está a construção de “uma base permanente de monitoramento e da efetividade de implantação de instrumentos da política urbana, tendo como indicadores a produção habitacional e a produção de espaços públicos refletidos na Nova Agenda Urbana e nos objetivos do desenvolvimento sustentável”, posicionamento alinhado ao propósito da gestão 2018/2020 do CAU/SC. 

Saiba mais e conheça o documento:

Representantes do CEAU-CAU/SC (IAB/SC, SASC, AsBEA-SC e Fenea-Sul, coordenações das comissões do CAU/SC e a presidência), que participaram  do Encontro do CEAU-BR

O CAU/SC participou ativamente de alguns dos debates centrais do evento, apresentando resultados práticos de ações desenvolvidas pelas suas comissões e gerências. Uma sequência de entregas relacionadas à construção de uma cultura pela Assistência Técnica em Habitação Social compôs uma série de três paineis expostos durante o 21º CBA. Por meio da exposição, profissionais, entidades e instituições de todo o país puderam conhecer iniciativas do CAU/SC como o Plano Estratégico para a Implementação da ATHIS; os acordos de cooperação técnica que oportunizam a aproximação do CAU/SC com as secretarias municipais que tratam do tema habitacional nas cidades para fomentar a aplicação da Athis nas cidades catarinenses; e as capacitações oferecidas. Os paineis estão disponíveis on-line neste link. O case dos cursos de capacitação em Athis oferecidos pelo CAU/SC a arquitetos e urbanistas e também profissionais que atuam nas gestões municipais também mereceram apresentação durante o Fórum de boas práticas do CAU, promovido pelo Fórum de Presidentes durante o evento.

 

O debate nacional pelo aprimoramento da fiscalização também contou com a contribuição do CAU/SC. Já lançada em Santa Catarina, a Plataforma de Georreferenciamento Integrado (PGI) foi apresentada nacionalmente durante o 21CBA, no  encontro “Práticas do CAU I – Fiscalização”, promovido pelo Fórum de Presidentes. Saiba mais sobre o projeto na página da PGI.

O CBA também reservou amplo espaço para os debates sobre equidade de gênero dentro da Arquitetura e Urbanismo, reconhecendo a predominância das mulheres na categoria. O principal encontro da categoria acolheu representantes dos coletivos Arquitetas Invisíveis (DF), Arquitetas Negras, Arquitetas sem Fronteiras, Mulher em Construção(RS). 

Por parte do CAU, representantes do Grupo de Trabalho de Mulheres do Fórum dos Presidentes dos CAU/UF e da Comissão Temporária de Equidade de Gênero do CAU/BR participaram ativamente destas atividades. A Presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento mediou uma das mesas e a roda de conversa final, promovida pela Comissão de Equidade de Gênero do CAU/BR. No centro do debate, a consolidação de uma política de equidade de gênero no CAU e a estruturação de cidades mais inclusivas para as mulheres e todas as pessoas. Saiba mais

Representaram Santa Catarina no encontro as entidades do CEAU: o coordenador e representante da AsBEA-SC, Carlos Lopes; o presidente do IAB/SC,  João Villanova Gallardo; o vice-presidente do SASC, Angelo Arruda; o presidente da Fenea-Sul, Matheus Jasper; os representantes da CEP-CAU/SC, Everson Martins e CEF-CAU/SC, Gabriela Morais Pereira, a presidente Daniela Sarmento; os conselheiros Claudia Poletto (coordenadora da CATHIS), Jaqueline Andrade (coordenadora da CPUA), Rosana da Silveira (coordenadora da CED), Silvya Caprario (coordenadora da COAF) e Rodrigo Althoff (integrante da CEF).

.:. Veja a galeira de fotos do 21CBA .:.

 

Com informações do CAU/BR e participantes

 


Deixe seu comentário