Publicado no dia
Quilombo Toca/Santa Cruz em Paulo Lopes.

A Coordenadora da CATHIS-CAU/SC, Rosana Silveira, visitou no dia 28 de outubro, no município de Paulo Lopes, um projeto do Sindicato de Arquitetos de Santa Catarina – SASC – que foi contemplado pelo Edital de Chamada Pública nº05/2021 do CAU/BR, por meio do Termo de Fomento CAU/BR nº02/2021. O projeto tem como objeto a execução do “Espaço coletivo para a Comunidade de remanescentes do Quilombo Toca/Santa Cruz” no município de Paulo Lopes, em Santa Catarina.

Espaço coletivo executado até o momento.

O projeto utiliza o bambu em sua construção, escolha feita pela comunidade pelo histórico de manejo local e sua grande disponibilidade, e já está em fase final de execução. O processo do projeto foi feito de forma participativa e envolveu diversas etapas, contando com oficinas de levantamento de demandas; oficina de manejo de bambu; apresentação e discussão com a comunidade da proposta preliminar; e oficina de organização do canteiro.

Do projeto inicialmente previsto, a execução da parte central do prédio foi realizada com o recurso obtido pelo Edital do CAU/BR, mas para integralizar a proposta original, será necessário captar recursos para finalizar a varanda, a cozinha, depósito, banheiros e área externa. A previsão é de finalização em Março de 2023.

A Coordenadora elogiou o projeto e ressaltou a importância da ATHIS no desenvolvimento de comunidades com pouco acesso à Arquitetura e Urbanismo, valorizando a ação feita pelo CAU/BR não apenas em Santa Catarina, mas em outros estados do país. Reitera também a importância das Entidades de Arquitetura e Urbanismo e da Universidade na construção e fortalecimento de um caminho para a ATHIS cada vez mais acessível à sociedade.

Arq. e Urb. Samuel dos Santos e a coordenadora Rosana Silveira no espaço do projeto.

A Coordenadora foi recebida pelo Responsável Técnico, o Arquiteto e Urbanista e também professor da UFSC Samuel Steiner dos Santos, atuando por meio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Programa de Educação Tutorial (PETARQ) e do Ateliê Modelo de Arquitetura e Urbanismo (AMA).

Para ter mais informações sobre o projeto, acesse o link: Quilombo Toca Santa Cruz (@crqtocasantacruz).


Deixe seu comentário