CAU Portas Abertas debateu a salvaguarda do Patrimônio Arquitetônico

Evento foi preparatório para o Forum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil/Portugal.

Publicado no dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com lotação esgotada, o CAU Portas Abertas desta quarta-feira, 19 de abril, debateu a salvaguarda do Patrimônio Arquitetônico, de forma leve e convicta. Coordenadora-geral do Forum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil/Portugal, Maria Rita Amoroso antecipou o que será debatido no 9º FIPA, de 14 a 16 de junho em São Luís, no Maranhão. Professora na USP, com doutorado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade, Maria Rita também apresentou os desafios semelhantes provados no Brasil e em Portugal, onde é recorrente construções históricas serem subestimadas, reformadas sem critério ou mesmo demolidas, apagando as origens que diferenciam uma cidade da outra.

Também convidada pelo CAU/SC para a etapa preparatória ao 9º FIPA, a historiadora Katia Bogea detalhou as políticas públicas para preservação do centro histórico de São Luís, onde mais de 5 mil edificações constituem um sítio Patrimônio Mundial. As iniciativas incluem, por exemplo, o programa Patrimônio nas escolas, para conscientizar os estudantes, e o programa Canteiro Escola, onde pintores e pedreiros têm sua formação direcionada às construções antigas.

De Florianópolis, o arquiteto e urbanista Dalmo Vieira Filho e a socióloga da cultura Lélia Pereira Nunes também fizeram relevantes ponderações sobre patrimônio arquitetônico, patrimônio cultural, patrimônio imaterial e o papel dos arquitetos e urbanistas, responsáveis por desenhar hoje os patrimônios do futuro. Após as palestras, as Conselheiras do CAU/SC, Anne Elise Rosa Soto, Lilian Louise Fabre Santos e Suzana de Souza conduziram o debate.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O CAU Portas Abertas foi acompanhado pela presidente do CAU/SC, Patrícia Sarquis Herden, o presidente do IAB/SC, Gustavo Pires de Andrade Neto, e o presidente da ASBEA/SC, Ronaldo Martins. O encontro ficou gravado e está disponível no nosso canal no Youtube, neste link aqui.

Saiba mais sobre o 9º FIPA, em São Luís (Maranhão), no www.fipabrasil.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 20.04.2023.

 

 


Deixe seu comentário