Publicado no dia

Arquitetos e urbanistas de todo o Brasil e até mesmo de outros países da América Latina participam da primeira etapa do Ciclo de Debates Cidade Patrimônio de Todos nesta quarta, 19 de agosto. Em média, 250 pessoas acompanharam a transmissão ao vivo pelo Youtube. Realizado pelo CAU/SC através da Câmara Temática Cidade Patrimônio de Todos, o evento contou com a presença do presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães e a palestra inaugural do Presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS Brasil), Leonardo Castriota.

Em sua saudação, o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães manifestou solidariedade aos catarinenses atingidos pelas intensas chuvas desta semana e também destacou a iniciativa do CAU/SC em promover o debate. “Destacar a cidade como patrimônio de todos é debater, além do patrimonio histórico, a possibilidade de criar condições saudáveis para o convívio das pessoas e suas necessidades”, afirmou.

Arquiteto e urbanista e doutor em Filosofia, Leonardo Castriota falou sobre “O Futuro do Patrimônio e o papel do Patrimônio no futuro da Cidade”, tema do primeiro capítulo dos cadernos Cidade Patrimônio de Todos. Castriota alertou para a necessidade de que a temática da sustentabilidade seja absorvida como uma “agenda real” no contexto da preservação do patrimônio e da construção das políticas. Também defendeu o conceito de patrimônio valorize o aspecto da cultura para além do ambiental, econômico e social.:. Assista à palestra, com abertura da representante do ICOMOS Santa Catarina, Márcia Regina Scorteganha .:.

Cadernos Cidade Patrimônio de Todos incluem a sociedade no debate sobre a preservação

Após a palestra, os integrantes da Câmara Temática Cidade Patrimônio de Todos apresentaram ao público os conteúdos dos Cadernos Cidades Patrimônio de Todos. O documento consolida, ao mesmo tempo, o acúmulo dos arquitetos e urbanistas especialistas no tema e o eixo do CAU/SC a respeito do patrimônio. Produzido pelos integrantes da Câmara Temática Cidade Patrimônio de Todos, o material apresenta seis cadernos ricamente ilustrados por croquis do artista Aldo Nunes e fotos produzidas, em sua maioria, pelos próprios integrantes da comissão.

Os três primeiros cadernos refletem sobre o futuro, os exemplares e as boas práticas de preservação do patrimônio no Estado. Os encartes restantes procuram dialogar com profissionais, agentes do poder público e a população.  “Os cadernos são organizados por arquitetos para abrir o diálogo com a comunidade. São uma poderosa ferramenta de capacitação e de possibilidades de arranjos. Este é o caminho que acreditamos: o do diálogo interdisciplinar, onde há espaço para todos os conhecimentos se encontrarem para construir em conjunto”, disse a presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento.

A presidente lembrou que desenvolver ferramentas capazes de popularizar o debate foi um desafio lançado nos primeiros encontros da Câmara Temática, no final de 2018. “Foi mais um desafio vencido e que conseguimos realizar com o trabalho e o empenho dos integrantes da Câmara Temática Cidade Patrimônio de Todos. Agora, precisamos fazer chegar nas escolas, nas secretarias e em todos os espaços para reverberar e fortalecer a defesa do patrimônio”, disse Daniela. O conteúdo está disponível para consulta na página www.causc.gov.br/projetos/patrimonio

.:. Veja a apresentação da cartilha feita pelos arquitetos João Serraglio e Fabiano Teixeira dos Santos.:.

Ao final do encontro, exemplos de preservação de edificações pelo estado foram apresentadas em vídeos, em um momento que procurou homenagear proprietários e/ou defensores da conservação do patrimônio. Acompanhe aqui

Também participaram do encontro a arquiteta Valesca Menezes Marques, coordenadora da Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA), à qual a CT é ligada, as conselheiras Fátima Regina Althoff, Jaqueline Andrade, que também integram a comissão, e o assessor da presidência, Antonio Couto Nunes.

O Ciclo de Debates Cidade Patrimônio de Todos conta com o apoio institucional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan- autarquia do Governo federal vinculada ao Ministério do Turismo), do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC-SC), do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/SC), do Sindicado dos Arquitetos de Santa Catarina (SASC), do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC (Pós-ArqUFSC), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ACCR).

Confira as próximas etapas e inscreva-se:

26/08 – Os diferentes agentes do patrimônio e seu papel na preservação
02/09 – Sítios históricos, planejamento e gestão urbana
09/09– Patrimônio Edificado: Ensino, pesquisas e práticas acadêmicas em Santa Catarina

Leia também .:. Ciclo de debates coloca o patrimônio histórico de Santa Catarina em evidência.:.

 


Deixe seu comentário