Publicado no dia

A iniciativa será desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina (ASBEA/SC).

Estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para arquitetos e urbanistas interessados em participar da Câmara Temática de BIM. Aprovada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), a iniciativa será desenvolvida em parceria com a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina (ASBEA/SC).

Do inglês Building Information Modeling (BIM), a Modelagem da Informação da Construção será discutida como estratégia de simplificação de projetos de licenciamento. As duas entidades vão identificar, catalogar e diagnosticar boas práticas de submissão digital de projetos em BIM junto aos órgãos de aprovação.

Baseado numa ferramenta colaborativa voltada a processos integrados, o BIM agrega ganhos no desenvolvimento e execução de projetos. “O modelo está se consolidando mundialmente. No Brasil, Santa Catarina é um dos estados precursores na disseminação da proposta entre arquitetos e urbanistas”, ressalta a presidente do CAU/SC, Patrícia Sarquis Herden.

Outra vantagem é o aumento da confiabilidade em processos e recursos humanos pois abrange todo o ciclo de vida da construção e alcança todos os envolvidos em cada uma das etapas. Esse conjunto de informações proporciona melhor monitoramento, maior produtividade e diminuição de custos da obra.

Como diretriz de política pública, o modelo conta com a Estratégia BIM BR que prevê ações com marcos em 2021, 2024 e 2028. Além disso, a novidade está contemplada na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021 – nova lei de licitações e contratos administrativos.

Câmara Temática

Conforme projeto aprovado na 116ª reunião plenária do CAU/SC, em 11 de junho, a Câmara Temática de BIM contará com até 15 integrantes e funcionará de julho a dezembro de 2021.

Interessados em participar podem enviar e-mail para assessoria.especial@causc.gov.br


Deixe seu comentário