Publicado no dia

Foto da assinatura do convênio com Florianópolis no dia 20/12/22. Na imagem estão a Presidente do CAU/SC, Patrícia Herden e o Prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto.

Foram assinados os convênios que fomentam a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS – com as Prefeituras de Florianópolis e Chapecó, presencialmente e digitalmente, respectivamente. O objetivo é investir na realização de melhorias habitacionais e sanitárias em edificações residenciais em áreas ou zonas de especial interesse social (AEIS ou ZEIS) nessas cidades. Com esses convênios assinados, o CAU/SC aplica em 2022 investimentos que superam os 2% mínimos definidos no Planejamento Estratégico, reforçando o compromisso da gestão com o tema, demonstrado ao longo do ano pelos conselheiros Rosana Silveira (Coordenadora), Silvya Helena Caprario (Coordenadora Adjunta) e Newton Marçal Santos.

Esses projetos pilotos preveem a criação de metodologia que estabeleça uma tabela de serviços e custos para ATHIS que poderão ser utilizados por municípios no credenciamento de profissionais para atender às comunidades. “É um passo muito importante. Apesar do valor ser pequeno, com relação à grande demanda desses municípios, ele representa um pontapé inicial para o desenvolvimento de uma política pública de ATHIS a ser divulgado para todos os municípios catarinenses”, afirma a Presidente do CAU/SC, Patrícia Figueiredo Sarquis Herden.

Execução em 2023 

A execução do convênio ocorre ao longo de 2023 e inclui etapas como:

– o levantamento, seleção e consolidação dos beneficiários;
– elaboração dos projetos de melhorias;
– elaboração do processo de contratação;
– execução dos serviços;
– avaliação do projeto piloto;
– consolidação da metodologia e prestação de contas.

Acompanhe ao longo do próximo ano as atualizações periódicas do andamento dos convênios e suas peculiaridades.

Quer saber mais sobre o tema? Envie e-mail para cathis@causc.gov.br


Deixe seu comentário