CAU/SC contribui para ações no âmbito da ATHIS nacionalmente

A atividade foi realizada no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica CAU/CONFEA/MDR

Publicado no dia
Capacitação ATHIS CAU/SC

Estrutura da Capacitação ATHIS CAU/SC

No dia quatro de novembro, o CAU/SC participou de uma atividade importante para viabilizar ações de habitação social no país. Em uma oficina organizada pela equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, estiveram participando mais de 20 pessoas de todo país. O objetivo da oficina era construir uma proposta colaborativa de capacitação no formato à distância, a ser realizada com foco em melhorias habitacionais para população de baixa renda. Participaram da reunião representantes do MDR, CONFEA, CAU/BR, CAU/RS, e representando o CAU/SC estiveram presentes a Presidente Daniela Sarmento e o assessor da Comissão Especial de Assistência Técnica do CAU/SC, Antonio Couto Nunes.

A atividade foi realizada no formato online, ao longo de todo dia, e contou com uma série de dinâmicas e apresentações para que os especialistas em habitação social participantes pudessem propor temas, prioridades, riscos e metodologias para uma capacitação em ATHIS que deverá ser implementada pelo MDR a partir de 2021.

Na oportunidade, a Diretora do Departamento de Urbanização do MDR, Alessandra D’Avila Vieira, apresentou algumas novidades sobre o programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional, que o governo federal está preparando para 2021, integrante das ações do Programa “Casa Verde Amarela”, e foca em duas ações principais, a Regularização Fundiária e a Melhoria Habitacional.

Esta ação de capacitação, elaborada de forma conjunta entre arquitetos, engenheiros e técnicos do Ministério está sendo desenvolvida no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica CAU/CONFEA/MDR.  Trata-se de uma ação encarada como prioridade pelo MDR, uma vez que boa parte dos profissionais da construção civil desconhecem a prática profissional em áreas de vulnerabilidade social. Para contribuir com o tema, o CAU/SC apresentou sua experiência de Capacitação em ATHIS, desenvolvida no ano de 2019 nos municípios de Chapecó e Florianópolis. O assessor Antonio ressaltou na apresentação a importância de um módulo prático, aplicado em uma situação real, como ocorrido nas experiências realizadas em Santa Catarina. A organização dos temas e metodologia aplicada nas oficinas do CAU/SC foram tomadas como referência para estruturar a capacitação que foi debatida no dia.

Além das apresentações do CAU/SC e do próprio MDR, foi realizada uma apresentação da experiência da CODHAB, a companhia de Habitação do Distrito Federal, que desde 2015 vem implementando uma política inovadora e exemplar em seu território para promover o acesso à habitação às famílias de baixa renda.

Relembre como foram as Capacitações de 2019, em Chapecó e Florianópolis.

Faça o Download do arquivo da apresentação que o CAU/SC realizou sobre a formatação da Capacitação em ATHIS do CAU/SC.


Deixe seu comentário