Publicado no dia

A presidente Daniela Sarmento usou a tribuna da Câmara Municipal de Blumenau no dia 19 de novembro para alertar os vereadores sobre o risco de perda do patrimônio histórico e cultural. Na mesma data, o CAU/SC promoveu na cidade o seminário “Cidade, patrimônio de Todos: As oportunidades e responsabilidades na Preservação do Patrimônio Cultural”.

O CAU/SC solicitou o espaço para envolver os vereadores no debate que vem sendo levantado pela Câmara Temática Cidade, Patrimônio de Todos desde o início do ano. Durante a sessão ordinária, no momento da tribuna livre, a presidente leu uma carta elaborada pelos arquitetos que compõem a Câmara Temática, formada no CAU/SC.  O documento foi construído em conjunto com profissionais e técnicos que conhecem a realidade específica do Vale do Itajaí, região a que Blumenau pertence.

O texto destaca o papel do patrimônio material e imaterial na construção da identidade dos povos e alerta os parlamentares para a relevância da preservação das edificações, espaços e tradições na terceira maior cidade do estado.

“O CAU/SC está à disposição para ajudar na ressignificação nossos métodos, nossas narrativas e buscar um caminho de sensibilização e informação para deixar de ver o patrimônio como um castigo e compreender que ele é parte de um legado cultural, que gera impacto ambiental e que precisa ser regenerado e ressignificado por todos”, diz documento, que também foi entregue pela presidente aos vereadores.

A intenção da Câmara Temática é repetir a ação em outras câmaras municipais, sensibilizando parlamentares de todas as regiões do estado para que a preservação do patrimônio seja levada em consideração nos projetos que discutem o desenvolvimento das cidades.

.:. Leia a íntegra da Carta.:.

 

 


Deixe seu comentário