CAU/SC destaca benefícios dos concursos públicos de arquitetura para as cidades

Praça Tancredo Neves, em Florianópolis, teve projeto escolhido por meio de Concurso Público

Publicado no dia

A presidente do CAU/SC, Patrícia Sarquis Herden, vê com entusiasmo a retomada do projeto de revitalização da Praça Tancredo Neves – aprovado via concurso do IPUF – e encoraja mais obras públicas definidas nesta modalidade. A própria sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo está dando o exemplo, já que seus espaços mais nobres terão o retrofit escolhido através de concurso público. Ao comemorar as notícias divulgadas ao longo da semana, Patrícia reitera o quanto o Centro Histórico de Florianópolis tem a ganhar se a Escola Antonieta de Barros e o prédio dos Correios também forem requalificados por meio de concursos de arquitetura.

 

 

 

 

 

Jornal Notícias do Dia, 01.02.2023

 

 

A assinatura do protocolo de intenções que formaliza a parceria para as obras na Praça Tancredo Neves foi realizada nesta terça-feira, 31 de janeiro. Representantes dos três poderes – Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado e Assembleia Legislativa, se comprometeram a investir R$ 15 milhões cada, totalizando R$ 45 milhões. O próximo passo, em torno da obra que envolve anfiteatro com arquibancada para eventos públicos, estacionamento e estabelecimentos gastronômicos, é o detalhamento do projeto executivo que precede o lançamento do edital.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Colunista Fábio Gadotti, ND, 01.02.2023

 

 

Paralelamente ao anúncio de revitalização da Praça, com obra definida em concurso público, a imprensa divulgou nesta semana mais duas possibilidades de qualificação do Centro Histórico: a instalação de quiosques na Avenida Hercílio Luz, com projeto inspirado no passeio Las Ramblas – charmosa artéria de Barcelona – e a possível aquisição do prédio dos Correios para abrigar a Prefeitura Municipal de Florianópolis. Caso a negociação progrida, com a Prefeitura assumindo a reforma para transferir sua sede para a Praça XV de Novembro, o CAU/SC reitera os benefícios de uma obra que, desde a sua concepção, via concurso público, vai refletir na melhor solução para os usuários e para a cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Colunista Fábio Gadotti, ND, 02.02.2023

 

 

Com resultados emblemáticos – como o Parque Olímpico na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça, em Porto Alegre, e o Teatro Castro Alves, em Salvador – os projetos de arquitetura e urbanismo definidos por meio de concurso público implicam numa série de benefícios: maior visibilidade para a obra, atraindo diferentes profissionais e estilos; a escolha do projeto que melhor contempla todo o contexto, e não apenas o orçamento; e o crivo dos jurados, com um olhar especializado sobre a qualidade técnica e a viabilidade da solução proposta. “O CAU/SC já se pronunciou entre as autoridades para que a antiga sede da Escola Antonieta de Barros seja requalificada por meio de concurso público, assim como acontece com a Praça Tancredo Neves”, reforça a presidente do Conselho, Patrícia Sarquis Herden.

 

  • Publicado em 02.02.23.

 


Deixe seu comentário