Publicado no dia

O projeto que visa auxiliar profissionais de arquitetura e urbanismo nos processos gerenciais e administrativos de seus empreendimentos, está de volta! Fruto de uma parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) e o SEBRAE, o “Arquitetando o Seu Negócio” é composto por oficinas que abordam temas importantes que fazem parte do dia-dia dos arquitetos e urbanistas; como tabela de honorários, inovação, valorização profissional, entre outros. Sob o acompanhamento da Comissão de Exercício Profissional do CAU/SC (CEP), o projeto também conta com oficinas de gestão, ministradas por consultores do SEBRAE. “O Arquitetando o Seu Negócio” tem o intuito de apresentar de forma simples e clara quais os segredos do sucesso na profissão do arquiteto e urbanista. Através do ‘Arquitetando’, os participantes poderão encontrar respostas para suas maiores dúvidas em relação ao exercício da nossa atividade”, diz Carolina Hagemann, coordenadora da CEP.

 

A arquiteta e urbanista Eluza Ribeiro Hulse participou do “Arquitetando o Seu Negócio” em 2017. Com uma trajetória marcada por muitas experiências – são 22 anos de formada e 17 de escritório – ela atribui as palestras que assistiu à aquisição de um novo repertório de conhecimento. “As atividades do “Arquitetando o Seu Negócio” me esclareceram uma série de dúvidas, principalmente no que se refere a análise de custos. A relação dos gastos com o valor a ser cobrado no projeto, por exemplo (uma dificuldade comum a muitos arquitetos) ficou mais clara. Enfim, muitas das informações compartilhadas durante o programa eu consegui colocar em prática”, comemora a arquiteta.

 

A arquiteta e urbanista Tayne Martins Matias também participou das atividades do “Arquitetando o Seu Negócio” em 2017. No período, ela cursava o último ano da faculdade. Segundo a jovem, os conhecimentos repassados durante as palestras e oficinas foram cruciais para a conquista de uma vivência mais prática da realidade do mercado. “Saímos muito “crus” da faculdade, sem muitas experiências práticas. A participação no “Arquitetando o Seu Negócio” permite a criação de uma base mais sólida”, diz Tayne. E a arquiteta prossegue: “o que ficou de mais marcante para mim, enquanto participante do projeto, foi o entendimento sobre a importância de valorizarmos mais a nossa profissão. Os conteúdos sobre a questão da ética profissional também foram de grande valia, elucidando temas fundamentais para a o bom exercício da arquitetura”.

 

Neste ano o CAU/SC realizou um Acordo de Cooperação com o Sebrae/SC para realização das novas edições do projeto. As negociações entre as entidades possibilitaram uma redução dos custos em relação ao valor praticado nos anos anteriores.

“O que estamos fazendo aqui é contribuir para a complementariedade da teoria vivenciada na academia com a prática do mercado de trabalho. A ideia é instigar a criatividade e o senso de empreendedorismo entre os participantes”, comenta Anacleto Ortigara, diretor do SEBRAE. E a presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento, afirma: “Essa parceria fortalece a nossa missão enquanto Conselho que é o fomento do bom exercício da arquitetura e do urbanismo”.

 

O Projeto “Arquitetando o seu Negócio” edição 2018 já tem data e local para acontecer. A primeira ação está prevista para os dias 25, 26 e 27 de outubro, em Florianópolis. Dentre os temas presentes no conteúdo programático estão: “Custos em Arquitetura”, “Marketing”, “Arquiteto Gestor”, “Planejando Arquitetura”, entre outros. A pré-inscrição poderá ser realizadas por meio do link:

https://www.causc.gov.br/agenda/arquitetando-seu-negocio-florianopolis/

 

Nos dias  08 até 10 de novembro de 2018, “Arquitetando o Seu Negócio” em Itajaí. Inscreva-se!

https://www.causc.gov.br/agenda/arquitetando-seu-negocio-itajai/

 

Já nos dias 22 até 24 de novembro de 2018 , o projeto será ministrado em Joinville.

https://www.causc.gov.br/agenda/arquitetando-seu-negocio-joinville/

 

 

 


Deixe seu comentário