CAU/SC envolve grande público em debates sobre Planos Diretores e Patrimônio Histórico

Ciclos de debates sobre os temas mobilizam 1850 participantes e doze mil visualizações nos vídeos das transmissões ao vivo armazenados no Youtube

Publicado no dia

Evento que abriu o ciclo Fundamentos para as Cidades 2030 teve mais de dois mil acessos

A pandemia impôs o distanciamento físico para contenção da covid-19, mas não dispersou o público que acompanha e promove debates importantes para as cidades. Prova disso é a participação massiva dos arquitetos e urbanistas e da população interessada nos debates promovidos pelo CAU/SC entre os meses de junho e setembro. Juntos, os ciclos de debates “Fundamentos para as cidades 2020” e “Cidade Patrimônio de Todos” contabilizaram 1850 participantes e doze mil visualizações nos vídeos das transmissões ao vivo armazenados no Youtube. 

Tanto quanto os números, destaca-se o alto nível dos debates. Realizados pelo CAU/SC através da Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais e da Câmara Temática Cidade Patrimônio de todos, os eventos propiciaram espaço para o diálogo e sinergia de ideias entre os diferentes entes envolvidos na construção dos planos diretores e na preservação do patrimônio. Mais do que isso, lançaram ferramentas para ações concretas: Manual orientativo para planos diretores participativos alinhados aos ODS e os Cadernos Cidade: Patrimônio de Todos.

Tanto os ciclos de debates quanto as publicações consolidam o posicionamento do CAU/SC diante de temas estratégicos e urgentes para as cidades, na opinião da presidente Daniela Sarmento. “Com a realização destes projetos, o CAU/SC agora  tem um material disponível a toda sociedade para avançar na estruturação dos planos diretores participativos e na  educação  patrimonial para preservação do Patrimônio Histórico em Santa Catarina. Tudo isso só foi possível com a colaboração de arquitetos especialistas em cada um dos temas, que participaram do CAU oferecendo seu melhor olhar técnico em benefício de todos”, afirma Daniela.

Os projetos também integram o esforço do CAU/SC pela promoção do ODS 11 da ONU para estruturar Cidades e Assentamentos Humanos Sustentáveis. Signatário do Movimento ODS Santa Catarina, o CAU/SC também é patrocinador oficial do ODS 11 no estado.

 

Faça download dos materiais:

Manual orientativo Fundamentos para as Cidades 2030

Cadernos Cidade: Patrimônio de Todos 

 

Fundamentos para as Cidades 2030

O primeiro ciclo de debate se dedicou a oferecer suporte para a estruturação dos planos diretores a partir dos parâmetros defendidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ONU. Este é um desafio que envolve tanto arquitetos e arquitetas quanto gestores e organizações da sociedade civil que defendem amplo uso do espaço urbano para as pessoas. Todos estes públicos foram contemplados pelos debates, que tiveram 488 participantes inscritos e mais de 5.500 visualizações.

Confira os temas e assista aos debates:

As políticas de planejamento urbano e os ODS

O processo de elaboração de Planos Diretores Participativos

A Aplicação dos ODS na prática do planejamento urbano

Os desafios na realização das políticas urbanas pelas Prefeituras e a Agenda 2030

 

Cidades Patrimônio de Todos 

Realizado no mês do patrimônio histórico, o segundo ciclo de debates atraiu a participação de 1362 pessoas de diferentes regiões do país e até mesmo de outros países da América Latina. Em quatro etapas, o ciclo envolveu diferentes públicos que tem intersecção com o tema e posicionou estes entes em linha com a meta 11.4 do ODS 11 da ONU: fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo.

“Estamos imbuídos da missão de construir alternativas e buscar uma estratégia de defesa e recuperação do patrimônio histórico construído que promova a sua regeneração com inclusão social, desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental”, afirmou a presidente Daniela Sarmento em artigo. Leia aqui

 

Confira os temas e assista aos debates:

O futuro do patrimônio e seu papel no futuro da cidade  

Os diferentes agentes do patrimônio e seu papel na preservação

Sítios históricos, planejamento e gestão urbana

Patrimônio Edificado: Ensino, pesquisas e práticas acadêmicas em Santa Catarina

.:. Saiba mais sobre o projeto que criou as Câmaras Temáticas no CAU/SC .:.

 


Deixe seu comentário