Publicado no dia

O CAU/SC lançou a Chamada Pública 03/2019 para concessão de apoio a iniciativas de formação continuada em formato de oficinas e eventos dirigidos a arquitetos e urbanistas. Poderão pleitear patrocínio organizações da sociedade civil com projetos a serem executados até 31 de março de 2020. O valor total do edital é de R$ 45.000,00, dividido cotas de R$ 5.000,00. As inscrições estão abertas até as 17 horas do dia 27 de setembro de 2019.

O certame classifica como eventos aptos a solicitar financiamento feiras, encontros profissionais, palestras, cursos, conferências, seminários, congressos e atividades afins; e como oficinas, oficinas literárias (livros, revistas, dentre outros), pedagógicas (textos, observações diretas, vídeos, pesquisas de campo, experiências práticas num movimento de reconstrução individual e coletiva), audiovisuais (vídeos e outras mídias) ou artes visuais (maquetes e outras formas). Os projetos podem ter abrangência municipal ou estadual. Os promotores poderão pleitear até 70% do valor global das propostas.

O financiamento de projetos de aprimoramento profissional está alinhado com o Planejamento Estratégico do CAU/SC, que prevê a promoção da Arquitetura e Urbanismo para todos e a realização de ações que estimulem a promoção da educação e da formação profissional continuada. O texto da chamada pública prevê que as propostas contribuam com “um ou mais eixos de objetivo estratégico do CAU/SC: estimular o conhecimento, o uso de processos criativos e a difusão das melhores práticas em Arquitetura e Urbanismo; influenciar as diretrizes do ensino de Arquitetura e Urbanismo e sua formação continuada; fomentar o acesso da sociedade à arquitetura e urbanismo; estimular a produção da arquitetura e urbanismo como política de estado; garantir a participação dos arquitetos e urbanistas no planejamento territorial e na gestão urbana; fomentar uma melhor relação do arquiteto e urbanista com o cliente”.

.:.Acesse aqui o Planejamento Estratégico do CAU/SC .:.

O edital é mais uma ação desenvolvida pela Comissão Ensino e Formação (CEF-CAU/SC). Por meio dele, o CAU/SC pretende incentivar a atualização profissional sob o ponto de vista da inovação na área da arquitetura e urbanismo e nos campos de atuação correlatos. A iniciativa atende ao princípio do direito social à educação, previsto no artigo 6º da Constituição Federal de 1988, e aos dispositivos da Lei Federal nº 9.394 que evocam a “garantia de padrão de qualidade” ao ensino brasileiro.

Pelo menos 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – campanha mundial da qual o CAU/SC faz parte – podem ser atingidos com a ação: Objetivo 1: Erradicação da Pobreza; Objetivo 2: Acabar com a fome; Objetivo 6: Água potável e saneamento; Objetivo 7: Energia limpa e acessível; Objetivo 9: Indústria, inovação e infraestrutura; Objetivo 12: Consumo e produção responsáveis; Objetivo 13: Ação contra a mudança global do clima; Objetivo 16: Paz, justiça e instituições eficazes; Objetivo 17: Parcerias e meios de implementação; além do Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis, do qual o CAU/SC é patrocinador oficial em 2019.

O edital 03/2019 e todas as informações complementares estão disponíveis no Portal da Transparência, na seção “Licitação/Chamadas Públicas”. Acesse aqui


Deixe seu comentário