CAU/SC homenageia protagonistas da arquitetura e do urbanismo em Santa Catarina com medalha “Honra ao Mérito”

A solenidade acontecerá durante o 5º Encontro Anual do CAU/SC, no dia 8 de dezembro na UFSC

Publicado no dia

A medalha “Honra ao Mérito” é entregue pelo CAU/SC para protagonistas da arquitetura e urbanismo no estado. Nesse ano, receberão a honraria: Arq. Urb. Yamandú Jorge Carlevaro Elizondo, Arq. Urb. Hans Broos (in memorian) e o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

A homenagem é organizada pelo Colegiado Permanente das Entidades de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina – CEAU/SC e tem como objetivo, a valorização dos agentes colaboradores do aperfeiçoamento da profissão.

A solenidade de entrega das medalhas será feita durante o 5º Encontro Anual de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina, no dia 8 de dezembro, no auditório da reitoria da UFSC. Para participar, inscreva-se aqui.

Homenageados

Arq. Urb. Yamandú Jorge Carlevaro Elizondo
Com trajetória de destaque no âmbito profissional e docente, contribuiu de forma grandiosa à Arquitetura Catarinense em projetos de relevância pública como a Rodoviária de Florianópolis, as escolas técnicas de São José e Itajaí, o Hospital de São Joaquim, o Plano Diretor Urbano de Palhoça, dentre outros, além atuação no exterior. Destaca-se também a participação ativa no IAB-SC, defendendo os concursos de Arquitetura e sua legislação como instrumentos importantes para a valorização profissional.

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina
Implementado em 1977, foi o primeiro curso de arquitetura e urbanismo em Santa Catarina. Em seus 40 anos de existência, foi pioneiro em formar, divulgar e promover as atividades profissionais no estado e também em todo o Brasil. O segundo curso de arquitetura e urbanismo somente surgiu no ano de 1992, na cidade de Blumenau, portanto, a UFSC durante 15 anos foi a única instituição no estado a ofertar essa formação. Centenas de profissionais passaram pelo curso, seja na graduação ou pós-graduação, agregando importantes premiações para a instituição. O curso também se destaca no campo da pesquisa e da extensão, com trabalhos voltados para comunidades carentes, elevando a qualidade de vida dessas populações. O curso possui oito laboratórios e dez grupos de pesquisa que dão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Arq. Urb. Hans Broos (in memoriam)
Nascido em Gross-Lomnitz, atualmente território eslovaco, em 10 de outubro de 1921, teve os primeiros contatos com desenho por meio do pai, mestre de marceneiro. Iniciou a faculdade de arquitetura na Universidade de Praga – Checoslováquia, mas se mudou para Braunschweig (Brunswick – inglês) – Alemanha, quando a II Guerra Mundial começou. Formou-se engenheiro-arquiteto na Universidade Técnica de Braunschweig, em 1948. Nesta mesma universidade é nomeado assistente do Professor Friedrich Wilhelm Kräemer, na cátedra de Grandes Composições. Neste período, Sr. Broos participa da elaboração de projetos culturais, industriais, públicos voltados para o Urbanismo, mais especificamente em obras de reconstrução de prédios históricos e praças na cidade de Braunschweig.


Deixe seu comentário