Publicado no dia

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) está lançando o Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura em HIS: Inovação e Modularidade. Serão contemplados os três primeiros colocados, com premiação total de R$ 75 mil. O prazo para inscrição se estende até 16 de novembro.

O estado de Santa Catarina tem um déficit de cerca de 200 mil unidades habitacionais. Com a realização do concurso, o CAU/SC espera contribuir para diminuir esse número. Por isso, os projetos selecionados serão doados à Federação Catarinense de Municípios (FECAM) para serem revertidos em habitação social pelas prefeituras.

Os projetos modulares podem ser ajustados de acordo com o perfil da demanda local por moradia. “A flexibilidade para ampliação ou redução do número de cômodos, por exemplo, permite a adaptação sem necessidade de um novo projeto, diminuindo os custos da obra”, explica a presidente do CAU/SC, Patrícia Sarquis Herden.

Outra vantagem no perfil dos projetos solicitados é que sejam desenvolvidos a partir de tecnologias construtivas mais inovadoras. “Isso significa menor desperdício de materiais, respeitando a sustentabilidade e seguindo os princípios da produção em escala”, detalha o coordenador da Comissão Especial de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (CATHIS) do CAU/SC, Maurício Giusti.

Concurso – Poderão participar arquitetos e urbanistas, na condição de pessoa física, ou pessoas jurídicas que tenham atividades relacionadas à arquitetura e urbanismo em seus respectivos contratos sociais e com sede no Brasil. Todos os detalhes estão no edital.

Lei da ATHIS

A iniciativa é uma estratégia de apoio à aplicação da Lei 11.888/08 – conhecida como Lei da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Com a realização do concurso, o CAU/SC está colaborando para garantir o direito de acesso à moradia digna às famílias catarinenses em vulnerabilidade social

A ação também reafirma a importância da Arquitetura e Urbanismo na qualidade de vida.
“A instalação de unidades habitacionais é mais um passo no enfrentamento das condições sanitárias precárias decorrentes de habitações insalubres que, muitas vezes, causam danos irreversíveis à saúde das pessoas”, finaliza o coordenador da CATHIS.

Edital – Todos os detalhes estão disponíveis no edital.

Acesse também o Portal do Concurso

 


Deixe seu comentário