Publicado no dia

A construção de planos diretores sustentáveis e participativos, capazes de estruturar as cidades para os desafios da Agenda 2030 da ONU e promover justiça social ganhou um reforço importante. O CAU/SC lançou nesta quarta, 24 de junho, o Manual Fundamentos para as Cidades 2030. Desenvolvido pelo CAU/SC através do Instituto Courb, o guia oferece suporte à estruturação de planos diretores participativos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU (ODS). O material foi lançado durante o debate “As políticas de planejamento urbano e os ODS”, segunda etapa do Ciclo de Debates Fundamentos para as Cidades 2030.

A coordenadora da CPUA, Valesca Menezes Marques, fez um resgate do trabalho desenvolvido pelo CAU/SC nos últimos anos e que culminou no lançamento do manual. Em 2017, o CAU promoveu o seminário Pensando fora da caixa, em conclamou arquitetos e urbanistas e outros atores envolvidos para discussão coletiva dos planos diretores catarinenses. No ano seguinte, os conselheiros e conselheiras da gestão 2018/2020 elegeram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) como guia do Plano Estratégico do CAU/SC.

Como desdobramento, em 2019, o CAU/SC lançou o projeto Fundamentos para as Cidades 2030 que, agora, culmina na publicação do Manual. O guia detalha os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no contexto das cidades e instrumentaliza a construção de propostas. “Nossa intenção com este manual é desmistificar o medo dos municípios em aderir às ODS. Foi uma forma de mostrar que a legislação já perspegue estes objetivos. Cumprindo a lei, já damos conta dos ODS”, afirmou Valesca. 

“Este manual cai como uma luva. O CAU/SC foi pioneiro em apresentar um material que mostra como trazer as ODS para os planos diretores. É uma ação que pode mudar o curso de uma cidade”, afirmou Rayne Ferreti Moraes, Oficial Nacional para o Brasil do ONU-Habitat. 

O material reforça o papel do Arquiteto e Urbanista como profissional estratégico para o desenvolvimento urbano, afirmou a presidente Daniela Sarmento. “Existe uma necessidade de tradução do papel do arquiteto e urbanista como profissional estratégico para a cidade e é papel do CAU fortalecer o trabalho de quem enfrenta este complexo desafio de promover os planos diretores participativos nos nossos municípios”, disse a presidente.

“Manual ficou excelente”, comentou a participante Andreia Muniz. “Até mesmo porque trouxe exemplos concretos da aplicação”, completou.

O manual está disponível para download neste link 

Assista ao debate:

 

 

 

 


Deixe seu comentário