Publicado no dia

O CAU/SC lançou o edital de chamada pública Nº 04/2019 para patrocínio de projetos que promovam o conhecimento e o fortalecimento da Arquitetura e Urbanismo e que tenham relação com o tema “ACUPUNTURA URBANA: ESPAÇOS INCLUSIVOS E SUSTENTÁVEIS”. O termo de fomento prevê investimento de até R$ 40.000,00 em eventos, publicações ou intervenções urbanas que oportunizem a participação efetiva da sociedade e  contribuam para a vivência e o fomento da Arquitetura e Urbanismo. Poderão ser financiados até 70% de cada projeto.

O termo Acupuntura Urbana foi cunhado no Brasil pelo arquiteto curitibano Jaime Lerner em livro publicado no ano de 2003. Na publicação, o autor, que foi governador do Paraná e prefeito da capital paranaense por três gestões, relaciona a dinâmica das cidades com a terapia da medicina tradicional chinesa. Assim como a inserção de agulhas em pontos energéticos tornaria o corpo humano mais saudável, alterações em locais estratégicos das cidades teriam a potencialidade de regenerar e renovar o espaço urbano. “Cutucar uma área de tal maneira que ela possa ajudar a curar, melhorar, criar relações positivas e em cadeia. É indispensável intervir para restaurar, fazer o organismo trabalhar de outras maneiras”, afirma o arquiteto, em trecho do livro.

Poderão pleitear o financiamento preferencialmente organizações da sociedade civil e instituições de Ensino Superior que propuserem ações dentro do território catarinense. Os proponentes deverão inscrever seus projetos até 14 de fevereiro de 2020. As ideias selecionadas serão anunciadas até 6 de março. O cronograma completo e todas as informações adicionais estão disponíveis no edital, publicado no Portal da Transparência do CAU/SC. Acesse aqui 

Em 2019, o CAU/SC investiu R$ 137.500,oo em projetos através de três editais de fomento. Saiba mais no Portal da Transparência.


Deixe seu comentário