Publicado no dia

O CAU/SC assinou nesta sexta, 21 de fevereiro, um memorando de intenções para cooperação com a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis). Por meio dele, o conselho estreita relações com 22 cidades da região para trocar informações e cooperação técnica que favorecerá o planejamento das cidades, a fiscalização de obras e também o fortalecimento da Plataforma de Georreferenciamento Integrado – PGI Fiscalização Inteligente.

A assinatura aconteceu durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada na sede da associação, diante de uma plateia composta por prefeitos e representantes das câmaras municipais. A conselheira Juliana Dreher representou a presidente Daniela Sarmento no ato. Convidada a se manifestar, Juliana frisou a importância do papel do profissional da arquitetura e urbanismo nas políticas de habitação,  planejamento e nas obras das cidades. “Estamos muito animados e à disposição para oferecer a capacitação de gestores e técnicos dos seus municípios e, assim, promover cidades mais planejadas, bonitas e eficientes”, disse a arquiteta.

“Esta parceria que estamos firmando é muito importante para que tenhamos um banco de dados mais sofisticado e, assim, maior rigor com relação às obras que estão acontecendo nas nossas regiões”, afirmou o o presidente da Granfpolis, Gian Francesco Voltolini, prefeito de Nova Trento. A expectativa, segundo o prefeito, é que a convergência dos dados contribua para coibir construções clandestinas, como as que ocorrem em áreas com risco de desabamento. Voltolini ainda destacou o potencial da contribuição dos arquitetos para o planejamento urbano. “Muitas das nossas cidades são voltadas para o turismo. É muito importante aperfeiçoar o sistema arquitetônico para enriquecer o nosso conteúdo paisagístico”, afirmou.

Fazem parte da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis as cidades de Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

Também participaram do ato de assinatura do termo a prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi, e o vice-prefeito de São José, Neri Amaral.


Deixe seu comentário