Publicado no dia

A apresentação da proposta preliminar do Plano Estadual de Fiscalização do CAU/SC foi um dos destaques da 107ª Plenária Ordinária, realizada no dia 11 de setembro. O documento é previsto regimentalmente e será implementado pela primeira vez no CAU/SC após aprovação em plenário pelos conselheiros.

Resultado de um intenso trabalho realizado pela Gerência de Fiscalização, o plano foi estruturado a partir de análises e diagnósticos dos diversos nichos de atuação de uma visão integrada, que é uma das principais prerrogativas do CAU. A partir da leitura dos dados, é possível  definir as ações, objetivos, metas para as atividades da fiscalização do CAU/SC. 

“O documento tem por escopo identificar os nichos de atuação da fiscalização do exercício profissional; potencializar as ações de fiscalização através de uma visão e de uma atuação integrada do CAU/SC, bem como de fomentar a segurança da sociedade perante os serviços de Arquitetura e Urbanismo, contribuindo com a valorização da profissão” explica a gerente geral Mayara de Souza Spengler.

Veja a apresentação da proposta durante a plenária:

Arquitetura e urbanismo nas eleições municipais 

Outra deliberação importante da 107ª plenária foi a aprovação de um plano para divulgar as contribuições dos arquitetos e urbanistas às candidaturas municipais ao pleito eleitoral deste ano. A fim de comprometer os/as futuros/as prefeitos/as e vereadores/as com uma agenda urbanística avançada, os arquitetos e urbanistas brasileiros consolidaram documentos que podem balizar planos de governo.

São eles a “Carta das(os) Arquitetas(os) e Urbanistas às(aos) Candidatas(os)os à Eleição Municipal de 2020” e a “Carta-aberta à sociedade e aos candidatos para as eleições municipais de 2020 – um projeto de cidades pós-pandemia”, propostos, respectivamente, pelos CAU/SC e CAU/RS e pelo CAU/BR com o apoio das principais entidades nacionais que representam a arquitetura e urbanismo.

O plano prevê a divulgação junto mídia, o envio das cartas aos diretórios estaduais de partidos políticos de Santa Catarina, e a realização de um evento virtual para explanação das propostas. O evento deverá ocorrer em meados de outubro, antes do processo eleitoral, que neste ano deve ocorrer em 15 de novembro.

As decisões dos conselheiros em plenária permanecem disponíveis no Portal da Transparência do CAU na seção “Legislação – Atos do CAU/SC – Deliberações Plenárias”. Assista ao vídeo da transmissão ao vivo no canal do CAU/SC no Youtube:

 

.:. Conheça a Carta-aberta à sociedade e aos candidatos para as eleições municipais de 2020 – um projeto de cidades pós-pandemia .:.

.:. Acesse a Carta das(os) Arquitetas(os) e Urbanistas às(aos) Candidatas(os)os à Eleição Municipal de 2020 .:.

 


Deixe seu comentário