CAU/SC e CAU/ RS conhecem sistema de arquivo do CAU/PR

Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) vieram até Curitiba a fim de conhecerem o sistema de arquivo do CAU/PR, que foi organizado em 2012

Publicado no dia

O CAU/RS, por exemplo, recebeu recentemente os documentos dos profissionais que ainda estavam nos armários do antigo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

Além de regulamentar o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país, em 2010, a Lei Federal nº 12.378 criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF). “Tudo o que dizia respeito aos profissionais do tempo do CREA ainda estava lá, desde os documentos que foram entregues para o registro no antigo conselho – como diplomas e histórico escolar – até as Anotações de Responsabilidade Técnica que foram elaboradas por cada arquiteto e urbanista”, explicou a gerente técnica do CAU/RS, Maríndia Girardello.

Ela participou da reunião que ocorreu nesta sexta-feira (1º), na Sala João Batista Vilanova Artigas e viu de perto os arquivos que estão na sede do CAU/PR. “Gostei muito da maneira que os arquivos foram dispostos. Cada profissional tem a sua pasta, onde todos os documentos estão guardados. Pretendo implantar o mesmo modelo no CAU/RS”, disse a gerente técnica.

A assessora jurídica do CAU/PR, Claudia Cristina Taborda Dudeque, destacou que cada CAU/UF tem autonomia para atuar, mas o atendimento aos profissionais deve ser único. “A Lei Federal nº 12.378 permite que o arquiteto e urbanista trabalhe em todo o território nacional com apenas um registro, sem a necessidade de solicitar vistos em diferentes estados. Por isso, acreditamos que os atendimentos nos CAU/UF precisam seguir determinados padrões. Para atingir a esse objetivo é muito importante essa troca de experiência que realizamos aqui”, finalizou a assessora jurídica.


Deixe seu comentário