Publicado no dia

A Comissão de Ensino e Formação do CAU/SC – CEF-CAU/SC promoveu junto com a ABEA – Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, no último dia 02 de setembro uma reunião com membros do CNE – Conselho Nacional de Educação responsáveis pela nova versão das DCNs da Arquitetura e Urbanismo. A reunião ocorreu depois que a entidade teve conhecimento do andamento célere dos trabalhos para uma nova DCN e por isso providenciou o protocolo da Proposta aprovada em abril deste ano durante o CONABEA.

A reunião ocorreu em Chapecó durante o III Congresso Estadual de Arquitetura e Urbanismo de SC. Contou com a presença dos três conselheiros membros dessa comissão especial, o presidente Aristides Cinamon, seu presidente e reitor da UNOESC, Luiz Roberto L. Cury o relator e Anderson Bezerra da Silveira, membro, por parte da ABEA participaram 5 diretores, inclusive a presidente Ana Goes e a vice Wanda Vilhena e por parte do CAU participaram Maria Elisa Baptista, presidente do IAB/DN e coordenadora adjunta da Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo – CEAU-CAU/BR, os membros da CEF/CAU-SC, coordenador prof. Gogliardo Maragno, conselheira Larissa Moreira e conselheiro prof. Newton Marçal Santos, além de membros de outras CEFs, os conselheiros do CAU/SC profa. Gabriela Grisi e Mauricio Justi, coordenadores de curso, professores e outros arquitetos e urbanistas interessados no tema. O clima foi de muita cordialidade. Por parte do CNE as falas evidenciaram o novo momento do Conselho quanto à caracterização e aprovação de novas diretrizes, a observância da legislação educacional vigente e a boa acolhida da proposta apresentada pela ABEA.

A presidente Patrícia Herden deu as boas vindas e destacou a honra do CAU/SC em receber o evento em seu Congresso. O coordenador da CEF-CAU/SC, prof. Gogliardo apresentou um histórico da atuação da área de ensino de arquitetura e urbanismo no debate e encaminhamentos ds DCNs, bem como da atuação da CEF.

Por parte da ABEA o prof. Gogliardo lembrou a atuação da entidade desde a elaboração da portaria 1770/1994 e na proposta de 1998 que só foi contemplada em 2006 e ainda assim, parcialmente. A presidente Ana fez uma exposição da situação dos cursos nos últimos anos, ressaltando número de cursos, de vagas, ingressantes e egressos, chamando a atenção dos membros do CNE. Também foi destacada as relações entre as habilidades e competências apontadas pelas diretrizes com as atribuições profissionais expressas em lei. Pela presidente do IAB foi apresentada uma carta de apoio a proposta subscrita por todos que compõem o Colégio das Entidades Nacionais da área destacando a importância e características da profissão e o impacto de seu ensino no exercício profissional. Finalmente o acadêmico João Guilherme Tegone apresentou a manifestação, também de apoio, da FENEA – Federação Nacional dos Estudantes de AU.

Ao término da reunião o CNE manifestou o desejo de aprofundar as discussões promovendo ou participando de outros eventos e a intenção de que elas sejam apresentadas e votadas em curto espaço de tempo.

 


Deixe seu comentário