Publicado no dia

Na última sexta-feira, 12 de novembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) realizou sua 121ª reunião plenária ordinária. Os trabalhos iniciaram com informes do Colegiado das Entidades de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina (CEAU-SC), das comissões e da presidência. Na sequência, os conselheiros discutiram e deliberaram sobre a ordem do dia:

Item 1 – Anteprojeto de Resolução do CAU/BR, que cria o Fundo de ATHIS dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (origem: CAU/BR)
O plenário conheceu detalhes do anteprojeto do CAU/BR para criação de fundo especial destinado a possibilitar aos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF) eventual acesso a maior volume de recursos para a implementação de ações direcionadas à ATHIS. O plenário discutiu parecer do Conselho Diretor, que se posicionou contrariamente à proposta do CAU/BR. Após argumentação e explicações, os conselheiros concordaram com o encaminhamento do CD.

Item 2 – Construção da Agenda Política do CAU/SC (origem: CD e PRES-CAU/SC)
O plenário ampliou o período para envio de contribuições oferecendo oportunidade para os conselheiros encaminharem mais sugestões de temas e estratégias para construção dessa agenda coletiva. O prazo para sugestões foi estendido por dez dias.

Item 3 – Cessão de imóvel do governo do Estado (origem: CTP-CAU/SC).
O imóvel seria utilizado como nova sede do CAU/SC. Inicialmente, houve um resgate das etapas desenvolvidas desde o início do trâmite, em 2019. Na sequência, os conselheiros tomaram conhecimento sobre os principais pontos do laudo técnico para verificação de patologias e outros serviços necessários para adaptação do uso do imóvel. O parecer da Comissão Temporária de Patrimônio (CTP) indicou que o CAU/SC decline da oferta do imóvel e lance um edital para contratação de imóvel edificado que atenda melhor as necessidades da entidade, especialmente com instalações que atendam quesitos de segurança e conforto.

Item 4 – Termo de parceria com outros CAU/UFs
O objetivo da proposta é desenvolver ações em parceria com os CAU/UFs signitários para otimização de recurso. A medida teve a aprovação do Conselho Diretor do CAU/SC e a plenária a reiterou por unanimidade, ou seja, treze votos favoráveis.

Item 5 – Dia do Arquiteto e Urbanista
O evento será em 15 de dezembro, das 19h às 21h, no Palácio Cruz e Sousa. Acontecerá no formato híbrido, sendo uma parte ao ar livre, respeitando o limite de convidados por conta das restrições sanitárias, e uma parte on-line para divulgação e premiação de trabalhos. A operacionalização das atividades está em andamento. A programação do evento inclui: Dia do Arquiteto, Premiação Acadêmica, Premiação do Concurso de Projetos em ATHIS, Concurso de Fotografia, entre outras atividades. Conselheiros titulares e suplentes serão convidados para a confraternização presencial.

Item 6 – Termo de fomento dos processos de parceria (extrapauta)
O termo trata da operacionalização do patrocínio definido na chamada pública 01/2021, para seleção de projetos relevantes que atendam ao tema “Arquitetura e Urbanismo em tempos de pandemia: atuação profissional e democratização da qualidade de vida”.

Na etapa final da reunião, as áreas internas do CAU/SC – Gerência Financeira, Gerência Técnica, Gerência de Fiscalização e da Assessoria Especial da Presidência – apresentaram as atividades realizadas no último mês.

A última reunião plenária de 2021 será no próximo dia 10 de dezembro, às 9 horas. Para receber as notificações das plenárias, inscreva-se no canal do CAU/SC no YouTube.


Deixe seu comentário