Publicado no dia

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, em 17 de agosto, edificações que fazem parte da paisagem urbana e rural vem ganhando espaço nas redes sociais. Nos feeds e stories do Instagram, rede focada em fotografia, arquitetos e urbanistas e entusiastas da conservação do acervo catarinense vem  divulgando a diversidade do patrimônio que resiste em todas as regiões. O desafio proposto pela Câmara Temática Cidade Patrimônio de Todos no perfil do @cau.sc ao longo do mês de agosto vem estimulando a visibilidade destes exemplares.
No jogo, perfis pessoais e institucionais são convidados a postar dez fotos de edificações históricas de Santa Catarina ao longo do mês. Se revelam no desafio o casario do centro histórico de Laguna, os jardins do Palácio Cruz e Souza, fachadas históricas de São Francisco do Sul, e outras dezenas de edifícios públicos e privados de todas as regiões do estado.
Até mesmo edificações que não sobreviveram ao tempo ressurgem nos registros. O arquiteto Rodrigo Fabre Feltrin postou imagens da demolição da residência do tio avô, o conhecido castelinho da Praça do Congresso, marco arquitetônico que deixou de fazer parte da paisagem de Criciúma. A residência do contador e ex-prefeito de Criciúma, João Carlos de Campos, foi construída na década de 1950 e foi demolida em 2016. “Essa linda casa e outras lindas casas, não fazem mais parte da nossa história da cidade! Dói de ver tanta beleza, tantas histórias sendo demolidas de um dia para o outro”, comentou um internauta.
17 de agosto é o Dia do Patrimônio Histórico Nacional. A data é comemorada desde 1998, ano do centenário do jornalista e escritor mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Iphan. Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo é uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 11 da Organização das Nações Unidas, do qual o CAU/SC é patrocinador oficial em Santa Catarina, junto ao Movimento ODS Santa Catarina.
Acompanhe a campanha no perfil do CAU/SC no Instagram e procurando pelas hashtags #meupatrimonio #cidadepatrimoniodetodos #cidadescatarinenses #patrimoniohistorico #patrimoniocultural #patrimoniocatarinense #mesdopatrimonio

Deixe seu comentário