Publicado no dia

Reprodução do manifesto original do símbolo do urbanismo. Image via Della Paolera, C. M. (1934).

Neste domingo, 8 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Urbanismo. Trata-se de uma oportunidade para refletir sobre caminhos possíveis para os graves problemas urbanos, integrando poder público, profissionais e sociedade. A data, comemorada há 65 anos em mais de 30 países, é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de promover a consciência, a sustentabilidade, a promoção e a integração entre a comunidade e o urbanismo. Neste ano, com as Eleições Municipais para prefeitos e vereadores, a data ganha um destaque especial. O Brasil comemora oficialmente o Dia do Urbanismo desde 1987.⠀

Com o objetivo de estimular o debate sobre a organização espacial e social das cidades do país, o CAU/BR e demais entidades representantes do setor lançaram a “Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020 – Um projeto de cidades pós-pandemia”. Para transformar nossas cidades em territórios mais saudáveis, inclusivos, seguros e resilientes, a Carta aponta cinco pontos fundamentais que devem ser focados pelos futuros (as) prefeitos (as) e vereadores (as) com diálogo e vontade política.

O documento é complementado por um anexo com 51 proposições de ações relacionadas com Arquitetura e Saúde, Cidades Sustentáveis, Governança e Financiamento, Paisagem e Patrimônio e Mobilidade e Inclusão. Além de ser amplamente divulgada junto à população, pretende-se que o manifesto seja discutido com os partidos, suas lideranças e os (as) candidatos (as) a vereadores (as) das 5570 cidades do país. Em diversos estados, os CAU/UF usam o documento como base para sabatinas com os candidatos a prefeito.

Saiba mais sobre a Carta aos Candidatos

 

ORIGENS DA DATA
O Dia Mundial do Urbanismo foi criado em 1934 pelo professor Carlos Maria Della Paolera, da Universidade de Buenos Aires, o primeiro sul-americano a se formar no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris. Em 1949, Carlos Maria Della Paolera fundou a Organización Internacional Del dia Mundial del Urbanismo, que decretou o Dia Mundial do Urbanismo na Argentina, com o intuito de aumentar o interesse profissional e público no planejamento, tanto local como internacionalmente.⠀

 

Reprodução do manifesto original do símbolo do urbanismo. Image via Della Paolera, C. M. (1934).

A criação do Dia do Urbanismo ocorreu um ano após a Carta de Atenas, resultado do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, realizado em 1933 e coordenado pelo arquiteto e urbanista Le Corbusier. Até os dias atuais, o documento é considerado referência fundamental para a teoria do urbanismo. No mesmo ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) inseriu a data em seu calendário oficial.

O símbolo que representa o Dia do Urbanismo foi desenhado pelo criador da data, Carlos Maria Della Paolera. O emblema simboliza uma trilogia de elementos naturais essenciais à vida humana: o sol (representado em amarelo), a vegetação (representada em verde) e o ar (em azul).

Desde o início, a data propõe um debate lúcido sobre a promoção e criação de soluções de urbanismo, que podem contribuir para uma saudável integração dos elementos de uma comunidade. Entre os temas debatidos estão o sistema de transportes, locais para habitação, soluções de lazer e planejamento de áreas verdes.


Deixe seu comentário