Publicado no dia

Edifício onde funcionava Escola Antonieta de Barros está abandonado desde 2008.

O Governo do Estado oficializou em dezembro a cessão do prédio da antiga escola Antonieta de Barros para o Museu de Escola Catarinense (Mesc), ligado à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A autorização assinada pelo governador Carlos Moisés da Silva pode dar desfecho para mais um caso de abandono do patrimônio arquitetônico na área central leste, reduto cultural da capital.

O edifício foi inaugurado em 1926 e era parte do Instituto de Educação Dias Velho, que concentrava também a edificação da Escola Normal (atual Museu da Escola Catarinense). Apesar da sobreposição arquitetônica do museu, a edificação da escola Antonieta de Barros também guarda elementos da arquitetura art déco e alto valor para a paisagem urbana. Desde 2008, a estrutura mantinha-se em situação de abandono, com sinais de degradação na fachada, no jardim lateral e nas calçadas.

Foto: José Valério Santos Neto para o Portal Arq/SC

A coordenação do museu anunciou que prédio será usado para ampliar as ações da instituição para potencializar a economia criativa e o fomento de iniciativas culturais, artísticas, de design e comunicação. A direção do Mesc trabalha na elaboração do projeto de reforma do edifício de 1,3 mil metros quadrados.

Em 2018, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina enviou ofício à Assembleia Legislativa  solicitando providências e a revitalização no prédio da antiga Escola. No comunicado, assinado pela presidente Daniela Sarmento e pela coordenação da Comissão Especial de Políticas Urbanas e Ambiental (CPUA), o CAU/SC se colocou à disposição da Alesc, então responsável legalmente pelo edifício, para colaborar com medidas de preservação do patrimônio histórico cultural.

A presidente Daniela Sarmento destaca a relevância da retomada do uso do espaço. “Será um equipamento importante para a revitalização da área leste”, afirma.

 

 


Deixe seu comentário