Publicado no dia

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil esclarece que o prazo para a atualização cadastral dos profissionais, para efeito das Eleições do CAU de 2023, irá até 31 de maio.

O Regulamento Eleitoral prevê o prazo de até 31 de janeiro para correção dos dados, como informado, mas a partir de 01 de fevereiro o SICCAU possibilitará a atualização extemporânea, que se prorrogará até o último dia de maio. O processo é simples, basta seguir as orientações no sistema.

Não se trata de um recadastramento. Quem já está com o cadastro atualizado, não precisa alterar nada. Basta confirmar que o cadastro está certo.

O procedimento não está vinculado à participação nas eleições. Para votar ou se candidatar basta ter o registro ativo. Para se candidatar será necessário também que o candidato esteja adimplente.

Em junho será realizada a contabilização dos profissionais ativos com o objetivo específico de definir o número de conselheiros de cada UF. Os colégios eleitorais serão divulgados em setembro.

As Eleições para a escolha dos representantes dos arquitetos e urbanistas brasileiros no CAU Brasil e nos CAU/UF, para a gestão 2024/2026, ocorrerão dia 10 de outubro.

Atenção: desde 14 de novembro de 2022 o SICCAU está exigindo atualização de senha para aprimorar a segurança do sistema com nova criptografia de senha, em atendimento à recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU). Quem não alterou ainda, deve fazer isto em primeiro lugar.

A participação nas eleições do CAU é essencial para os profissionais de Arquitetura e Urbanismo poderem colaborar e influenciar nas decisões de seu Conselho, em especial como conselheiros federais ou estaduais, caso se candidatem e sejam eleitos.

Com os dados atualizados ou confirmados,  o CAU Brasil poderá manter a todos os arquitetos e urbanistas informados sobre as condições de candidatura e sobre a votação.

Clique aqui e aproveite o passo a passo para você atualizar e/ou confirmar seus dados.

Calendário

Calendário das Eleições do CAU foi aprovado pelos conselheiros federais durante a 129ª Reunião Plenária Ordinária do CAU Brasil, nos dia 20 de outubro de 2022. Confira o Calendário  das Eleições do CAU 2023. Regulamento Eleitoral do CAU 2023 já havia sido aprovado na Reunião Plenária anterior, em setembro. Principal novidade para o próximo pleito será a introdução de um sistema de cotas de representatividade dentro das chapas candidatas. Veja o Regulamento Eleitoral do CAU 2023.

Na  132a. Plenária Ordinária do CAU realizada em 25 de janeiro de 2023 foram definidos os membros da Comissão Eleitoral Nacional, que será responsável pela condução de todo o processo de escolha dos novos conselheiros.

Em junho, haverá uma reunião nacional com as Comissões Eleitorais dos CAU/UF, para explicar as regras do pleito e dirimir dúvidas quanto ao registro de candidaturas e à votação em cada estado.

No dia 10 de outubro de 2023, os mais de 200.000 arquitetos e urbanistas brasileiros vão escolher seus representantes no CAU Brasil e nos CAU/UF para a gestão 2024/2026. O processo será online, como nas eleições anteriores.


Deixe seu comentário