Publicado no dia

Colaborou: Gabriel Querne - estagiário de Arquitetura e Urbanismo

Vinte dos 295 municípios catarinenses tem um/a arquiteto/a e urbanista pleiteando uma vaga nas câmaras municipais, prefeituras ou vice-prefeituras. São 25 arquitetos e arquitetas concorrendo nas eleições catarinenses em 2020, dois a mais do que no pleito municipal de 2016. Em todo o país, 457 candidatos se declararam arquitetos e urbanistas no registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Os dados estão disponíveis para consulta no site do TSE. Acesse aqui

 

Cresce número de candidatura de arquitetas

A participação das arquitetas ganha destaque entre as candidaturas da categoria em Santa Catarina: elas eram apenas quatro do total de 23 em 2016 e são maioria neste ano. Treze arquitetas apresentaram seu nome à disputa eleitoral – um crescimento de 34,7%. Todas competem por vagas nas câmaras municipais das suas cidades.

O número de candidatas aumentou de forma geral nas eleições municipais no estado neste ano, subindo 2,5 pontos e passando de 31,5% para 35%. Apesar da elevação, o percentual é tímido se comparado com o eleitorado, já que as mulheres são a maioria da população votante (51,6%), enquanto os homens são 48,4%. 

As duas cidades mais populosas do estado apresentam mais de uma candidatura de arquiteto/a. Cinco estão em Florianópolis e duas em Joinville. 

 

Arquitetura e urbanismo na ação política

Além de um exercício de cidadania, a candidatura de arquitetos e urbanistas também oferece às cidades a possibilidade de qualificação dos espaços políticos a partir da participação de profissionais especialistas em planejamento do espaço urbano. “O ambiente político é importante para o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo. Quando nossos colegas se colocam para o pleito, avançamos todos”, afirma a presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento.

Outra forma de contribuição da arquitetura e urbanismo neste processo eleitoral é o posicionamento das entidades representativas da categoria dos arquitetos e urbanistas que participam de outros espaços de participação social. 

Confira:

Carta às Candidatas e Candidatos (CAU/RS e CAU/SC)

Carta aberta à sociedade nas eleições municipais 2020 (CAU/BR, ABAP, ABEA, AsBEA, FNA, IAB e FeNEA)

Carta do Colegiado de Habitação, Regularização Fundiária e Direito à Cidade (FECAM)

Carta do Conselho de Habitação de Interesse Social de Florianópolis (CMHIS)

 

Perfil geral das candidaturas

Do total de candidaturas do Estado, 6.566 tem ensino superior completo – o equivalente a 30,05%. A maioria dos candidatos tem como grau de instrução o Ensino Médio (32,12%). 13,61% concluiu o Ensino Fundamental e 11,88% não finalizou esta etapa de aprendizagem. Percentuais menores registram a participação de candidatos que não concluíram o ensino superior (6,28%) ou o ensino médio (4,34%). 375 candidatos (1,72%) lê e escreve, mas não frequentou ensino formal.

87,42% dos candidatos e candidatas se declaram de cor branca – quase o dobro da média nacional (48,08%). As demais classificação não alcançam 10%: 8,34% se autodeclara parda; 3,53%, preta; 0,27% é indigena e 0,11%, amarela. 0,32% não informou a cor/raça.

 


Deixe seu comentário