Publicado no dia

Entre os dias 21 e 23 de setembro aconteceu, na sede do CAU/MG, em Belo Horizonte/MG, a troca de experiências entre representantes e apoios técnicos das CEPs – Comissão de Exercício Profissional sobre processos internos, debate sobre resoluções nacionais e compartilhamentos de ações direcionadas aos diferentes setores da sociedade que se relacionam diretamente ou indiretamente com o exercício profissional dos(as) arquitetos(as) e urbanistas. Esse foi o no 3º Fórum das Comissões de Exercício Profissional dos CAU/UFs.

Participaram do evento presencialmente 33 representantes de 16 CAU/UFs e do CAU/BR. Pelo CAU/SC participaram presencialmente a coordenadora Eliane De Queiroz Gomes Castro, a conselheira Rosana Silveira e o gerente técnico Pedro Schultz. Outros membros da equipe técnica como o Gerente de Fiscalização Leonardo Kawa e o Conselheiro Henrique Lima participaram de forma remota.

O evento foi uma continuidade da 2º reunião do Fórum dos Coordenadores das CEPs dos CAU/UFs, realizado no mês de junho, em Brasília (DF), em seguida um encontro que ocorreu em Florianópolis entre representantes das CEPs dos estados do Sul – CEP SUL e o CAU/BR, e foi uma oportunidade para apresentação das propostas e levantamentos dos Grupos de Trabalhos referentes a temas como Fiscalização Educacional, Atribuições Profissionais, Relatos de Processos, Licenciamentos e fluxos de processos internos.

Para a coordenadora do CEP/SC, Eliane De Queiroz Gomes Castro, a participação do CEP/BR foi importantíssima pois agiliza a percepção de diversas pautas levantadas no evento. “Eu participo desde o primeiro Fórum, realizado no Rio de Janeiro, fui no segundo realizado no Distrito Federal e esse foi o primeiro encontro com a participação deles. A CEP/BR percebeu que somos favoráveis a ajudar, não só a criticar ou cobrar. Viram que estamos à disposição. Sabemos que eles têm poucos braços para trabalhar e nós somos muitos espalhados pelo Brasil. Sabendo disso, já na CEP Sul sugerimos a possibilidade de fazer parte de um comitê da CEP/BR, continuamos o assunto nesse fórum e ela confirmou a criação do comitê”, contou.

O retorno nas respostas das demandas enviadas pelas CEPs estaduais também foi um dos assuntos importantes do encontro. “Iniciamos na CEP Sul, seguimos no Fórum de Minas Gerais e eles vão apresentar um novo fluxo de retorno dessas respostas entre os CEP estaduais e o federal. Geralmente levava seis meses de retorno, mas muitas vezes o arquiteto, ou a prefeitura, por exemplo, está esperando e precisam de resposta urgente. Eles (CEP/BR) vão propor um novo fluxo para melhorar esse retorno”, explicou Eliane.

O próximo encontro nacional será novamente em Brasília, nos dias 18 e 19 de outubro, organizado pelo CAU/BR.


Deixe seu comentário