Publicado no dia

Transitar sem dificuldade pelas ruas, usufruir dos espaços públicos, acessar todas as informações necessárias para a segurança e circulação na cidade. Estas experiências são negadas a muitos cidadãos e cidadãs nos espaços urbanos brasileiros. Propor soluções para oferecer o devido acesso às pessoas com baixa mobilidade nas cidades e também nas residências é uma tarefa para os arquitetos e urbanistas. 

Com este entendimento, o CAU/SC, através da Câmara Temática de Acessibilidade promoveu o debate “Acessibilidade Hoje e Amanhã: projetando cidades inclusivas para 2030”. Com transmissão ao vivo, o evento on-line atraiu centenas de interessados em enfrentar o desafio da inclusão nas cidades brasileiras. 

Para o debate, a Câmara Temática de Acessibilidade convidou a residente no Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público de Santa Catarina, Thaís Becker Henriques Silveira. Thaís detalhou as ações do programa SC Acessível que concentra diferentes organizações no esforço de ampliar a mobilidade nas cidades catarinenses. Também contou com a participação do arquiteto Eduardo Ronchetti, especialista em acessibilidade, que tratou nas normas recém atualizadas previstas na NBR 9050 da ABNT, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Acesse aqui

Para abrir o evento, a organização projetou uma série de vídeos, produzidos por pessoas comuns em suas rotinas diárias, procurando identificar as dificuldades que enfrentam as pessoas com baixa mobilidade nas cidades. Assista!

O evento contou com a participação da presidente Daniela Sarmento, da coordenadora da Câmara Temática de Acessibilidade, Silvya Caprário, das arquitetas Mariana Bunn Souza e Rosa Garimon, que também integram a CT; da conselheira Valesca Menezes Marques, coordenadora da Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA); e do engenheiro Aloisio Pereira da Silva, representante do CREA/SC. 

A atividade ocorreu na semana que marca o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência – PcD (21 de setembro) e fez parte da programação da Semana ODS na prática. A ação é promovida pelo movimento ODS Santa Catarina para trazer luz aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a sua efetivação em ações práticas e teve como tema ‘Não deixar ninguém para trás’.

 

24% da população brasileira tem alguma deficiência

Segundo a Organização Mundial de Saúde, com dados de 2011, 1 bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência – isso significa uma em cada sete pessoas no mundo. Só no Brasil, De acordo com o Censo 2010, quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental / intelectual. 

O vídeo da transmissão segue disponível no nosso canal no Youtube. 

Assista abaixo:


Deixe seu comentário