Publicado no dia

A Transparência Brasil oferecerá, pelo projeto Obra Transparente, capacitações para observadores sociais cobrindo três módulos de treinamento voltados para o controle social de licitações e de obras públicas. Serão 32 participantes atuantes em sete estados brasileiros. Os treinamentos ocorrerão nos dias 08 a 10 de abril em Florianópolis, no campus central da Unisul (Rua Antonio Dib Mussi, 566) . O evento conta com a parceria da Controladoria Geral da União (CGU) em Santa Catarina, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU-SC), do Observatório Social de Florianópolis e do Observatório Social do Brasil no Estado de Santa Catarina (OSB-SC).

Desde maio de 2017, a Transparência Brasil desenvolve, em parceria com o Observatório Social do Brasil, o projeto Obra Transparente, cujo objetivo é capacitar as equipes de 21 observatórios sociais para atividades de monitoramento de obras públicas, com foco em obras de escolas e creches financiadas pelo FNDE em seus respectivos municípios.

Como parte das atividades de capacitação para observadores sociais, já realizamos dois eventos de treinamento presencial abordando essas temáticas, ambos muito bem-sucedidos e positivamente avaliados pelos participantes. O evento em Florianópolis replicará os formatos já testados e aprovados pelo público-alvo, estendendo o seu alcance para além dos 21 observatórios que participam diretamente do projeto. Em paralelo ao projeto Obra Transparente, a Transparência Brasil mantém o aplicativo móvel Tá de Pé, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, cujo objetivo é também fortalecer o controle social de obras de escolas e creches financiadas pelo FNDE.

O aplicativo permite a qualquer cidadão a possibilidade de enviar dados e fotos sobre a situação das obras em seu município. O material enviado pelos usuários é então analisado por engenheiros voluntários e, sempre que constatados indícios de atrasos, são encaminhados alertas aos gestores públicos responsáveis.

Observatórios Sociais participantes do projeto Obra Transparente:

Araucária – PR
Caçador – SC
Campo Mourão – PR
Cascavel – PR
Chapecó – SC
Foz do Iguaçu – PR
Goioerê – PR
Gravataí – RS
Guarapuava – PR
Imbituba – SC
Lajeado – RS
Limeira – SP
Palhoça – SC
Paranaguá – PR
Pelotas – RS
Ponta Grossa – PR
Santa Maria – RS
São Francisco do Sul – SC
São José dos Campos – SP
Taubaté – SP
Uberlândia – MG

 

* Atualizado em 1/4, às 10h29min

Deixe seu comentário