Publicado no dia

A Gerência de Fiscalização do CAU/SC (GERFISC) vem registrando aumento expressivo na produtividade. Apenas em maio, a equipe cadastrou mais documentos no SICCAU do que nos quatro primeiros meses do ano passado. Foram 240 registros de situações envolvendo denúncias de exercício ilegal da profissão, licitações com prejuízos para o exercício da arquitetura e concorrência desleal, entre outros casos. Durante todo o primeiro quadrimestre do ano passado, este número foi de 207. 

Como este desempenho foi possível sem volumosos investimentos financeiros? Com organização da equipe, mapeamento de processos e tecnologia. O setor vem se dedicando à criação de sistemas automatizados e inteligentes para o registro de controle e monitoramento das ações. “Desde abril do ano passado, instituímos vários procedimentos para padronizar as atividades do setor em todo o estado e agir com segurança e isonomia nos processos. Com isso, agilizamos as tramitações”, explica a gerente de Fiscalização, Mayara Souza Spengler. 

Utilizando ferramentas tecnológicas, a GERFISC vem obtendo resultados expressivos, por exemplo, no monitoramento de editais de licitação de serviços de arquitetura e concursos públicos. A contratação de um software para monitoramento permitiu a análise de 2382 destes editais em 2019. A gerência também criou a Plataforma de Georreferenciamento Integrado (PGI), que integra diversas bases de dados para gerar mapas detalhados e facilitar a fiscalização de obras no estado. 

Estes avanços foram possíveis após um diagnóstico aprofundado do setor. “Estudamos cada eixo de atuação da fiscalização”, explica a gerente. O trabalho de planejamento e revisão dos fluxos da equipe foi fundamental para a construção do novo Plano Estratégico Estadual. O documento define ações, objetivos e metas para as atividades da fiscalização.  “A equipe vem fazendo um rigoroso trabalho e isso permitiu a construção de um plano que vai nos trazer a atualização do modelo de fiscalização, pautado na base tecnológica, para o sistema de gerenciamento de fluxos internos”, observa a presidente Daniela Sarmento. 

.:. Leia também .:. Fiscalização mantém proteção do exercício profissional durante a quarentena


Deixe seu comentário