Guia de Contratação BIM é lançado no BIM Forum Conference

Coletânea com patrocínio do CAU/SC contribui com a otimização de recursos na construção civil

Publicado no dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A presidente do CAU/SC, Patrícia Sarquis Herden, está participando nos dias 22 e 23 de maio, em São Paulo, do BIM Fórum Conference, um evento voltado à disseminação do conceito e prática da Modelagem da Informação da Construção (BIM). A programação envolve buildingSMART, certificação profissional BIM e análise de projetos e fiscalização de obras públicas com BIM, além do lançamento da coletânea “Guias de Contratação BIM”.

 

Desenvolvido pelo BIM Fórum Brasil, com recursos do Edital de Patrocínio 03/2022 do CAU/SC, o primeiro volume da coletânea aborda “Conceitos básicos e requisitos para a contratação BIM”. Em formato digital, disponível para leitura neste link aqui, o Guia n. 1 relaciona aspectos conceituais, técnicos e operacionais envolvidos na contratação de um projeto nesta modalidade. Ao estimular a adoção do BIM no setor público e privado, contribui com a indústria da construção civil e, em especial, com a otimização de recursos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma comitiva catarinense acompanhou no World Trade Center São Paulo o sucesso do lançamento da coletânea, que terá mais dois volumes e que supre uma lacuna, considerando a inexistência de uma publicação similar, para orientar a contratação de obras e serviços de arquitetura e engenharia, com critérios técnicos para mensuração de projetos, obras e manutenção. Além da presidente do CAU/SC, estavam presentes o presidente do CREA/SC, Kita Xavier, o presidente do BIM Forum Brasil, Rodrigo Koerich, os engenheiros Rafael Fernandes e João Carlos Herden e a arquiteta Alessandra Beine.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo também foi parceiro na pesquisa realizada pelo BIM Fórum Brasil para avaliar a maturidade digital dos profissionais de engenharia e arquitetura na construção. Apresentado pelo Conselheiro Federal do CAU/BR, Rogério Markiewicz, o levantamento se propõe a ampliar a digitalização do setor e promover a transformação digital, considerando o que os dados retratam, sobre o cenário e a época.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Publicado em 23.05.2023.

 


Deixe seu comentário