III Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina reúne grande público em Criciúma

Promovido pelo CAU/SC, o evento acontece em seis etapas, cobrindo todas as seis mesorregiões do Estado, tendo como sede de abertura a cidade de Criciúma e fechando com a capital catarinense, Florianópolis.

Publicado no dia

Após dois anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o CAU/SC promoveu na última quinta-feira (02) e sexta-feira (03), de forma híbrida, o III Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Ao todo, foram dois dias intensos de programação que contou com palestras e debates variados, oficinas práticas em torno de temas relevantes como a Tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção) e ATHIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social), além de serviços de atendimento com operações de rotina, contando com uma completa estrutura tecnologia e profissional para ações como: coleta biométrica para emissão da carteira profissional, atendimento técnico para esclarecimento de dúvidas sobre emissão de RRTs, CAT-A, entre outros.

 

O evento contou com a presença da Conselheira Federal Suplente por SC, Vânia Burigo, representando o CAU/Brasil, representante da prefeitura Municipal de Criciúma, de conselheiros estaduais do CAU/SC, entidades representativas do setor,  profissionais da área, estudantes e teve como objetivo buscar a defesa e fomento das boas práticas da arquitetura e do urbanismo, em torno de temas relevantes do setor e sob três eixos temáticos: Tecnologia, Mercado e Sociedade, definidos através da identificação das demandas da atuação profissional e oportunidades crescentes no pós-pandemia.

 

O renomado arquiteto e urbanista, Roberto Simon foi o convidado para a palestra de abertura do evento. Com o tema “Conectar e fomentar as Boas Práticas da Arquitetura e Urbanismo”, Simon, com a experiência de mais de 40 anos em atividade profissional na área e intensa participação em atividades associativas da categoria, como Ex-vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas e de várias comissões de arquitetos, abordou sobre as mudanças e paradigmas para o setor. Para Simon, o Congresso, promovido pelo CAU/SC, é um estímulo para a mobilização de jovens arquitetos. “O CAU/SC, como união desse grupo, deve ser o instrumentador e o estimulador de novas ações, de inventividade e aqui, com a realização desse Congresso, com certeza, está contribuindo para isso”, afirmou.

 

Simon também é sócio proprietário das empresas Studio Domo Arquitetura e Design, Domo Incorporação e da ArchiA Tecnologia, com mais de 2.850.000 metros quadrados em projetos e negócios imobiliários em diversas áreas.

 

Na programação do segundo dia do Congresso, oficinas práticas em torno de temas relevantes como Tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), com a Arquiteta e Urbanista, profissional certificada pela buildingSMART e BIM Manager certificada pela Graphisoft Internacional, Yasmin Herden e ATHIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social), com a Arquiteta e Urbanista, Especialista Mestre e Doutoranda em Planejamento e Regional, professora, ex-presidente do IAB, Claudia Pires, além de serviços de atendimento com operações de rotina do Conselho, como a Coleta Biométrica.

 

Ainda na programação, destaque também para as palestras sobre Boas Práticas em Arquitetura e Urbanismo, com a equipe do CAU/SC e ATHIS, com a Arquiteta e Urbanista, Claudia Pires, além de uma palestra com convidados especializados nos temas dos eixos que nortearam o Congresso: Sociedade, Mercado e Tecnologia.

 

No eixo Sociedade, o convidado foi o Arquiteto e Urbanista, sócio e diretor da ATO9 Arquitetura e Presidente da AsBEA/SC, Ronaldo Martins. Já no eixo Tecnologia, o convidado foi o Arquiteto e Urbanista e criador de conteúdo da @parametrizado, Leonardo Gindri. E, por fim, no eixo Mercado, o convidado foi o Arquiteto e Urbanista Yuri Endo Kokubun, coordenador de projetos do escritório da Arquitetura Nacional.

 

No encerramento, um bate-papo com os convidados, sorteio de brindes e a confraternização final do evento.

 

O evento contou com o apoio das Federação dos Consórcios, Associações de Municípios de Santa Catarina – FECAM, Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – Regional de Santa Catarina – AsBEA/SC, Instituto de Arquitetos do Brasil – Santa Catarina (IAB/SC), Sindicatos dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina (SASC) e Núcleo Catarinense de Decoração (NCD).

 

O III Congresso de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (percorrerá todas as seis mesorregiões do Estado, tendo sua próxima etapa sediada na cidade de Joinville, nos dias 07 e 08 de julho.

Créditos das Fotos: Ulisses Job


Deixe seu comentário