Publicado no dia

O segundo módulo do Inclusão BIM reúne profissionais que já incorporaram esta tecnologia às suas rotinas de trabalho. Onze arquitetos e engenheiros foram convidados para falar sobre como a adoção de plataformas BIM mudou o fluxo das suas atividades de projeto. O evento acontece no formato virtual no dia 18 de novembro, das 19h às 22h, e tem inscrições abertas neste link.

Dividido em quatro módulos, o projeto Inclusão BIM tem o apoio institucional da Câmara Brasileira de BIM, Instituto dos Arquitetos do Brasil – Santa Catarina, Sindicato dos Arquitetos de Santa Catarina e Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-SC). O primeiro módulo, no dia 11 de novembro, reuniu alguns dos nomes mais expressivos da disseminação do uso desta tecnologia que apresenta um grande potencial para o trabalho dos arquitetos e urbanistas. Assista aqui ao módulo 1 – Palavra de Experts.

Para se inscrever, é preciso responder à Pesquisa que vai ajudar o CAU/SC a conhecer o nível de interação dos arquitetos com a tecnologia BIM e planejar novas ações de inclusão. Responda aqui

Inclusão BIM é uma realização do CAU/SC, através da Comissão de Exercício Profissional (CEP), para introduzir e aprofundar os conhecimentos dos arquitetos e urbanistas interessados no desenvolvimento de projetos com uso da tecnologia BIM (Building Information Modelling). A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 9, sobre iniciativas relacionados à indústria, inovação e infraestrutura) e ODS 11, que trata de cidades e comunidades inteligentes e sustentáveis.

Conheça os palestrantes:

Marília Ruschel – Graduada pela UFRGS em 1979, a Arquiteta Marília Ruschel possui ampla experiência profissional em projetos de Arquitetura e Urbanismo. Participou por dois anos, de pesquisas junto a Architectural Association School/RIBA de Londres; possui especialização em Planejamento Regional e Urbano – UFSC (1986); foi professora concursada de Projeto Arquitetônico e Urbanístico – UFSC (1982–1987). Desde 1982 atua com a arquitetura em suas diferentes escalas, passando por residências até bairros planejados, com trabalhos em vários estados brasileiros. Com uma vasta produção, a Ruschel Arquitetura e Urbanismo possui uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar que preza por projetos de qualidade, inovação conceitual e tecnologia.

Rafael Dagort – Arquiteto associado da equipe Bragaglia Arquitetos Associados, integrante do escritório de Chapecó/SC e especialista em BIM.

Ana Carina Zimmermann – Com formação em Arquitetura e Urbanismo, desde 2008. Está finalizando em 2020, mestrado em Design. Desde sua formação profissional já integrou a equipe de arquitetura de varejo do Grupo Marisol no desenvolvimento de projetos e acompanhamento de obras de lojas físicas para as marcas Lilica & Tigor, One Store e Rosa Chá em todo o Brasil. Foi a arquiteta responsável pelos projetos de lojas das marcas do Grupo Malwee, onde coordenou a equipe de projetos e obras. Em 2015 se tornou sócia do escritório Casa de Projetos Arquitetura e Design em Joinville, Santa Catarina onde é Arquiteta e responsável técnica, atuando com projetos residenciais, comerciais e corporativos.

Anamélia Adriano – Engenheira Civil, Co-Founder e CEO da da Startup Projeto Estrutural Online. Uma entusiasta e praticante da inovação e transformação na Construção Civil.

Arthur Feitosa Oliveira – Diretor Otus Engenharia, Engenheiro Civil – UFSC, MBA Gerenciamento de projeto BIM (Zigurat/Spain),
Especialista em Gestão Ágil de projetos – Co-Fundador do GEBIM-UFSC.

Celia Matsuda – Após cursar o colegial técnico no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, trabalhou como Técnica de Construção Civil em escritórios de arquitetura antes mesmo de entrar para a faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. Insatisfeita com a forma tradicional de desenvolvimento de projetos em pranchetas, em 1994 descobriu o software BIM Archicad da GRAPHISOFT.
Teve a oportunidade de utilizar o software desde a versão 4.0, ajudando diversos arquitetos e escritórios de arquitetura a implantar e utilizar o software adequadamente. Com mais de 20 anos de experiência em projetos residenciais de alto padrão, trabalha como arquiteta autônoma desde 2007. Ministra aulas e consultorias particulares para usuários de Archicad.

Arthur Eduardo Becker Lins – Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mobilidade acadêmica na FAUUSP (2009/10). Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (PGAU-Cidade/UFSC). Professor de Arquitetura e Urbanismo em ensino superior. Membro da equipe do Studio Methafora de 2010 a 2016. Participou do GT Sustentabilidade da ASBEA/SC.

Késia Alves da Silva – Graduada em Engenharia Civil pela UNISUL em 2014 e MBA em Plataforma BIM 3D, 4D e 5D, 6D e 7D pela UNIP em 2019. 22 anos na área de Projetos, obras, orçamento e planejamento. Atuou como Consultora da PMF nos Projetos do BID para a Secretaria da Educação durante 2 anos (2016 – 2017). Sócia Fundadora da Alves Espíndola Engenharia e Consultoria e atualmente Consultora para implementação BIM em órgãos públicos e privados. Professora no curso de Master BIM na Pós gradução IPOG e Master BIM Autority da Pós AJ. Fundadora da empresa Conexão BIM que promove eventos, cursos e seminários BIM, Voluntária do observatório social do Brasil – Palhoça, Membra da IAUB – Instituto agenda urbana Brasil, como coordenadora do núcleo BIM.

Julia Rocha – Arquiteta pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolve projetos de arquitetura comercial para marcas e negócios na Grande Florianópolis. Em equipe de diferentes escritórios, elaborou e coordenou projetos hoteleiros executivos e de interiores, além de coordenar projetos comerciais para lojas conceito e franquias. Hoje com escritório que leva o seu nome, Júlia da Rocha Arquitetura, tem no portfólio clientes como o S7 Coworking, o Tomato Restaurante e o Mercado Sem Lixo. Foi destaque no evento Inova CDL considerando a experiência do consumidor, com o projeto do café Leve Cafeína no centro da Florianópolis. Além dos projetos que assina individualmente, Júlia também participa da Muta Projetos, onde junto com a sua sócia, Júlia Kosciuk, desenvolve projetos arquitetônicos residenciais e projetos comerciais de grande escala. Como mestre na Universidade Federal de Santa Catarina pesquisou um tema relacionado à arquitetura e saúde: a humanização de ambientes hospitalares e psicologia ambiental em maternidades públicas. Além de explorar diversas questões sobre o parto, comportamento e o feminino, o estudo deu a ela conhecimentos sobre legislação, normas de vigilância sanitária e suas implicações em projetos de arquitetura hospitalar. Sobretudo, pode explorar a fundo como os ambientes impactam o comportamento e afetam a capacidade de apropriação dos mesmos.

Julia de Fáveri – Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Em sua formação acadêmica inclui-se, também, um ano de intercâmbio na Universidade Livre de Bruxelas - Bélgica, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Sócia-fundadora do escritório Bloco B arquitetura. Marceneira nas horas vagas.

Felipe Savassi Arquitetura – Felipe Savassi é mineiro, arquiteto e pós graduado em arquitetura, construção e gestão de edifícios sustentáveis. Membro do Green Building Concil Brasil, GBC, trabalhou durante 10 anos em Minas Gerais com arquitetura e construção sustentável, contribuindo para que o paradigma de que grandes edifícios pudessem ser concebidos e construídos de forma sustentável. Já morou em Vancouver, Londres e Barcelona mas foi em Florianópolis, em 2015, quando teve contato pela primeira vez com a arquitetura modular que enxergou a possibilidade de aplicar toda sua bagagem e filosofia de trabalho nessa forte tendência da arquitetura mundial.

Robson Carlos Santos – Diretor da empresa Magnus Engenharia e Arquitetura LTDA, Engenheiro Civil formado pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI em 2002, Especialista em Planejamento e Gestão Urbana e Regional pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, Especialista em Engenharia de Prevenção de Incêndio pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, MBA em Plataforma BIM (Cursando) pelo INBEC (UNIP – Universidade Paulista)

 

Leia: .:. CAU/SC lança pesquisa sobre uso de ferramentas BIM entre arquitetos no estado .:.

Veja: .:. O episódio do projeto Empreender Arquitetura que fala sobre o assunto .:.

Ouça: .:. O podcast Coronavírus e o Futuro da Arquitetura sobre ferramentas de inovação .:. 


Deixe seu comentário