Inscrições abertas para os 10 anos do Código de Ética e Disciplina do Arquiteto e Urbanista

CAU/SC recebe três eventos alusivos à data, de 25 a 28 de abril.

Publicado no dia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Santa Catarina foi o estado escolhido para as comemorações dos 10 anos do Código de Ética e Disciplina do Arquiteto e Urbanista. De 25 a 28 de abril, o CAU/SC recebe três eventos alusivos à data, com participação de uma das maiores autoridades no tema: João Honorio de Mello Filho, ex-presidente do Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa e consultor do CAU Brasil na elaboração deste conjunto de normas, lançado em 2013 para orientar a postura profissional de arquitetos e urbanistas.

As atividades terão início na sede própria do CAU/SC, no dia 25 de abril, com abordagem direcionada aos Coordenadores das CED-CAU/UF. A partir das 19h, no auditório da Unisul / Centro, os 10 anos do Código serão comemorados com uma palestra dos arquitetos e urbanistas Felipe Kaspary, Paula Dilli e Rodrigo Reche. Os sócios da Térreo Arquitetura, de Balneário Camboriú, vão compartilhar as experiências de mercado do escritório que acumula reconhecimentos: ganhou o prêmio Saint Gobain 2023, na categoria projetos de edifícios residenciais, foi premiado no Concurso Nacional de Habitação Social de Brasília e no Concurso Nacional de Mobiliário Urbano de São Paulo, e ainda conquistou menção honrosa em dois concursos nacionais: de Habitação de Interesse Sustentável e de Requalificação do Entorno da Arena BSB (estádio Mané Garrincha).

Além da palestra de Felipe Kaspary, o Colóquio de abertura do Seminário, no dia 25, também terá apresentações específicas sobre o Código de Ética e Disciplina, antecipando os temas que serão aprofundados, também em Florianópolis, de 26 a 28 de abril. Direcionado a profissionais, professores e estudantes de arquitetura e urbanismo, o evento na Unisul vai abordar, de forma didática, como o Código foi construído, quais os resultados alcançados até aqui, e o que o CAU vem fazendo para aprimorar esta norma.

Para a coordenadora da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/SC, Janete Krueger, “a ética na profissão de arquiteto e urbanista é uma premissa para uma sociedade mais justa, pois estes profissionais têm protagonismo na construção das cidades”. Também aberto ao público, o 24º Seminário Regional da CED-CAU/BR, que vai de 26 a 28 de abril no Hotel Castelmar, terá palestras, uma oficina direcionada à construção de possíveis avanços no Código de Ética e Disciplina, e o credenciamento de peritos para processos administrativos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Os profissionais interessados ​​no credenciamento devem apresentar documentos que comprovem sua formação em arquitetura e urbanismo, experiência profissional na área, além de certificações e diplomas de cursos e treinamentos. A seleção também inclui entrevistas, análise de currículo, avaliação técnica, até que os aprovados passem a integrar uma lista de peritos credenciados pelo CAU, disponibilizada para serviços de perícia em processos administrativos.

 

SERVIÇO:

 

25.04, às 9h – Reunião dos Coordenadores das CED-CAU/UF, no CAU/SC.

 

25.04, às 19h – Colóquio de abertura do Seminário, com apresentações sobre o Código de Ética e Disciplina e palestra dos arquitetos e urbanistas Felipe Kaspary, Paula Dilli e Rodrigo Reche, na Unisul / Centro. As inscrições são gratuitas e estão abertas neste link aqui.

 

26 a 28.04, no Hotel Castelmar – 24º Seminário Regional da CED-CAU/BR, com palestras, uma oficina direcionada à construção de possíveis avanços no Código de Ética e Disciplina, e o credenciamento de peritos para processos administrativos do CAU. As inscrições são gratuitas e estão abertas neste link aqui.

 

  • Publicado em 20.04.2023.

Deixe seu comentário