Publicado no dia

Organizada pela AsBEA/SC e pela Santa Editora, publicação conta com o patrocínio do CAU-SC. O lançamento do livro aconteceu no dia 12 de dezembro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Resgatar um importante momento da história da arquitetura de Santa Catarina e apresentar o representativo legado de profissionais que ajudaram a construí-la, valorizando e reverenciando suas obras e trajetórias. Estes são os objetivos do livro Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense — Arquitetura Moderna, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina (AsBEA/SC) em parceria com a Santa Editora,  contemplada em edital de patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). A obra foi lançada no dia 12 de dezembro, às 19h, no hall do Palácio Barriga Verde —  Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), em Florianópolis.

Como grandes nomes da arquitetura catarinense em Arquitetura Moderna estão destacados Moysés Liz, Ademar Cassol, Carmem Seara Cassol, Odilon Monteiro, Fernando Carneiro, Pedro Paulo de Melo Saraiva, Hans Broos, Egon Belz, Gottfried Böhm, Rubens Meister, Roberto Félix Veronese e João Argon Preto de Oliveira Filho. Na seção Expressões estão reunidos exemplares de referência projetados por diversos outros profissionais que também merecem reconhecimento.

“Muitos deles já nos deixaram, o que nos entristece e reforça a importância de iniciativas como esta, de resgate das trajetórias, de valorização da atuação profissional e de reconhecimento do legado de cada um para a arquitetura de Santa Catarina. É fundamental apresentarmos essas histórias para a sociedade em geral, visando a uma maior compreensão sobre a abrangência da profissão e o seu protagonismo no planejamento e no desenvolvimento das cidades”, aponta a arquiteta e urbanista Patrícia Sarquis Herden, presidente do CAU-SC.

Os arquitetos e urbanistas e os engenheiros-arquitetos destacados no livro, assim como as obras referenciadas, foram indicados pelo Comitê Editorial criado para assessorar a produção do material. Trata-se de um grupo especializado no tema, formado por arquitetos e urbanistas, professores, mestres, doutores e profissionais de mercado que contribuíram voluntariamente com apoio técnico a este projeto editorial, indicados pelas instituições de ensino e entidades de classe convidadas pelos organizadores.

“Essa aproximação com a academia, fundamental para a conquista da qualidade desejada para o conteúdo desenvolvido, reforça a nossa defesa da união de esforços entre as instituições de ensino, as entidades representativas da classe e o mercado em torno de um objetivo comum, certos de que essa inter-relação é a principal medida para a solução dos problemas e mazelas de nossa sociedade. Somente estudando nossa história e conhecendo nossa cultura conseguiremos desbravar ideias inovadoras e criativas para a construção de uma sociedade mais educada, gerando um ciclo de prosperidade”, afirma o arquiteto e urbanista Ronaldo Matos Martins, presidente da AsBEA-SC.

A partir das indicações do Comitê Editorial, foram realizadas pesquisas e entrevistas para a criação de textos que apresentam o perfil e a trajetória do profissional, destacam algumas de suas principais obras, tratam de aspectos técnicos e de mercado referentes ao período de produção e revelam curiosidades a respeito da relação com parceiros de trabalho e com clientes. “Na produção, contamos com a valiosa contribuição de muitas instituições e pessoas que concederam entrevistas, enviaram depoimentos e cederam materiais de seus acervos ao compreenderem a relevância desta iniciativa”, acrescenta a jornalista Letícia Wilson, idealizadora da série, editora  e organizadora da publicação em parceria com a AsBEA-SC. O conteúdo foi desenvolvido por Letícia e também por Cristiano Santos, Joyce Diehl, Simone Bobsin e Tatiana Gappmayer. “A série Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense é um projeto que se propõe a ir além da sua função editorial ao servir de instrumento para o devido reconhecimento destes profissionais e à relevância do tema, por sua abrangência cultural e histórica e por sua influência no desenvolvimento das cidades”, reforça Letícia.

Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense — Arquitetura Moderna é o segundo volume da série, iniciada em 2014 com o tema Planejamento Urbano. Com uma tiragem de 300 exemplares, o livro terá distribuição gratuita e dirigida e estará disponível para leitura na íntegra, a partir da data do lançamento, pelo site www.grandesnomes.arq.br.

 

Comitê editorial

O Comitê Editorial do livro Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense – Arquitetura Moderna foi formado pelos arquitetos e urbanistas Luiz Eduardo Fontoura Teixeira (in memoriam) e Karine Daufenbach (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Gabriela Morais Pereira (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC), Amilcar Bogo (Universidade Regional de Blumenau – FURB), Aline Eyng Savi (Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC), Marcia Heck e José Alberto de Oliveira Grechoniak (Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC), Marcelo Eichstadt Nogueira (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL), Alessandra Devitte (Universidade do Vale do Itajaí – Univali), Paula Batistello (Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó), Marila Filártiga (Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC), Júlia Fiuza Cercal (Estácio), Douglas Virgílio (Instituto dos Arquitetos do Brasil – Santa Catarina IAB-SC), Thiago Borges Mendes (Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Santa Catarina – SASC), Rudivan Cattani e Alexandre dos Santos (Comitê para a Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno – Docomomo Brasil), além de Ronaldo Matos Martins (presidente), Marcos Jobim (associado) e Leonardo Bertoldi Borges (convidado) – AsBEA-SC, e a jornalista Letícia Wilson (Santa Editora).

 

FICHA TÉCNICA
Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense – Arquitetura Moderna

Produção editorial, ideia original e edição: Letícia Wilson
Textos: Cristiano Santos, Joyce Diehl, Letícia Wilson, Simone Bobsin e Tatiana Gappmayer
Assistência de produção: Jade Luckner, Josi Tromm Geisler, Patrícia Pozzo e Raquel Mödinger
Revisão textual: Cláudia Bechler
Diagramação: Eduardo de Faria | Officio
Identidade visual: Andrezza Nascimento
Capa: Edifício Ceisa Center – projeto de Liz Cassol Monteiro. Foto: Fernando Teixeira

Impressão: Gráfica Elbert
ISBN: 978-65-87893-08-2
Santa Editora (2022)
200 páginas
24X28cm


Deixe seu comentário