Publicado no dia

Conselheiro do CAU/RS Emilio Merino Dominguez conduziu os debates da mesa | Foto: Dieine Gomez

Ágata Depiné | Foto: Dieine Gomez-CAU/SC

A última etapa do Encontro das Comissões de Políticas Urbanas e Ambientais da região Sul (CPUA-Sul) trouxe diferentes olhares e alternativas para a temática da reurbanização. A mesa “Renovação urbana: Habitação, Economia, Patrimônio, Gestão do Território, Instrumentos de planejamento”, mediada pelo conselheiro do CAU/RS Emilio Merino Dominguez, abriu espaço para cinco apresentações.

Na primeira delas, a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina e Ph.D. em Planejamento Urbano e Políticas Urbanas pela Universidade de Illinois,  Marina Toneli Siqueira, mostrou experiências de reurbanização ao redor do mundo e também no Brasil.

Cláudio Forte Maiolino | Foto: Dieine Gomez-CAU/SC

A economia criativa como estratégia para equilibrar tradição e inovação nos arranjos urbanos foi o tema apresentado pela advogada Ágata Depiné (VIA/UFSC), integrante do grupo Via, ligado à UFSC.

Marina Siqueira Tonelli | Foto: Dieine Gomez-CAU/SC

A conceituação dos aspectos que tangem o patrimônio, tema central do debate, ficou a cargo do arquiteto Cláudio Forte Maiolino. Especialista na área de restauração e manutenção do Patrimônio Histórico, Maiolino também é conselheiro do CAU/PR.

O advogado e consultor de direito urbanístico Marcelo Leão apresentou as leis e principais dispositivos legais que regram os temas relacionados à ocupação urbana, reurbanização e patrimônio.

Karol Carminatti | Foto: Dieine Gomez-CAU/SC

A realidade das cidades catarinenses sob diferentes pontos de vista, da expansão até aspectos econômicos, foi foco da apresentação “Configuração urbana, centralidade e urbanidade”, do arquiteto Karol Carminatti, pesquisador do grupo “Urbanidades: Forma Urbana e Processos Socioespaciais”, da UFSC. Após tratar da particularidade da morfologia de algumas cidades catarinenses, o arquiteto apresentou o caso do distrito Azambuja, em Brusque.

Marcelo Leão | Foto: Diene Gomez

A íntegra das apresentações está disponível no link da transmissão no nosso canal no Facebook. Assista aqui a parte 1 e a parte 2.

O Encontro da CPUA Sul começou no dia 4 de junho. Ainda no dia 5, pela manhã, arquitetos e arquitetas que atuam nas CPUAs dos CAU/SC, CAU/RS e CAU/PR, além do CAU/BR participaram da caminhada Jane Jacobs pelo centro da Capital, e da mesa  “As realidades da Renovação Urbana”. O encontro encerrou com a assinatura Ao final do encontro, de um termo de cooperação entre  os presidentes dos três estados da região Sul pelo fortalecimento da arquitetura e urbanismo em nível regional.

Veja aqui as imagens do evento.

 

.:. Leia também .:. Mesa apresenta experiências de renovação urbana nos centros históricos no sul do país

.:. Leia também .:. Estados do Sul firmam cooperação pelo fortalecimento da arquitetura e urbanismo em nível regional

.:. Leia também .:. Territórios complexos e os desafios dos centros históricos: uma reflexão sobre memória, renovação urbana  e sustentabilidade


Deixe seu comentário