Publicado no dia

Até 2030, as cidades devem proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência. É o que propõe a meta 11.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Procurando sensibilizar e capacitar os arquitetos e urbanistas para o tema, o CAU/SC promove no dia 23 de setembro o debate Acessibilidade hoje e amanhã – Projetando cidades inclusivas para 2030”. O evento acontece na semana que marca o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência – PcD(21 de setembro). Sob formato virtual, a atividade tem inscrições abertas neste link.

A atividade integra a programação da Semana de Boas Práticas em ODS, promovida pelo Movimento ODS Santa Catarina, do qual o CAU/SC é signatário, que tem como tema “Não deixar Ninguém para Trás. Também marca a Semana da Acessibilidade, promovida desde 2016 por diversas entidades, entre as quais o Ministério Público de Santa Catarina, apoiador do evento. 

Eduardo Ronchetti

Para palestrar no evento, o CAU/SC convidou o arquiteto Eduardo Ronchetti, especialista no tema. Ronchetti já realizou mais de 522 Projetos de Acessibilidade, mais de 200 Laudos de Acessibilidade e 80 cursos de Acessibilidade, capacitando mais 3.000 profissionais por todo o Brasil. É arquiteto formado pela Universidade Mackenzie, especializado em Design de Interiores pelo Instituto Europeu Di Design e em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Especializou-se em Acessibilidade e na realização de Projetos de acessibilidade de ambientes públicos e privados e integrou a Comissão de Acessibilidade de São Bernardo do Campo, atuando como revisor de obras particulares na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.

.:. Eduardo Ronchetti também participou do nosso Podcast Coronavírus e o futuro da Arquitetura. Ouça o episódio Casa do Futuro no Spotify .:. 

 

Confira a programação e inscreva-se!

14h – Abertura Institucional 

14h10min – Câmara Temática de Acessibilidade 

14h25min – Depoimentos sobre o dia a dia das pessoas e a acessibilidade (na cidade e na residência)

14h35min – Ministério Público de Santa Catarina 

15h10min – Palestra – Eduardo Ronchetti 

16h – Debate 

17h – Encerramento

Confira a programação completa

 

Envie seu vídeo!

Qual é a realidade da acessibilidade na sua rua e na sua cidade? Os espaços públicos são adequados para uso das pessoas com deficiência? As residências estão preparadas para as necessidades destes usuários? Envie um vídeo com até três minutos contando a sua experiência para camara.tematica@causc.gov.br 

Se postar nas redes sociais, marque o @cau.sc no Instagram!


Deixe seu comentário