Publicado no dia

O evento acontece nesta sexta-feira, 20 de agosto, às 18h30, durante a semana em que se comemora o Dia da Habitação (21 de agosto). A transmissão será pelo YouTube

Mais de 40 milhões de brasileiros vivem em habitações inadequadas. Governos e diversos atores sociais podem agir e mudar essa realidade, inclusive os arquitetos e urbanistas. O engajamento desses profissionais em projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) é um dos caminhos para a melhoria habitacional de famílias com renda de até três salários mínimos.

Entendendo o acesso à habitação segura e em condições de garantir a saúde de seus moradores como direito social fundamental, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina lança, nacionalmente, curso inédito no formato on-line em ATHIS. O evento acontece nesta sexta-feira, 20 de agosto, às 18h30, durante a semana em que se comemora o Dia da Habitação (21 de agosto). A transmissão será pelo YouTube.

Iniciativa da Comissão Especial de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (CATHIS-CAU/SC), a capacitação é totalmente gratuita e foi desenvolvida por especialistas dentro da visão interdisciplinar da construção do conhecimento. Por isso, está dirigida a arquitetos e urbanistas, técnicos de prefeituras e órgãos públicos, acadêmicos, professores e demais interessados em promover a assistência técnica pública e gratuita em habitação.

A metodologia dispensa interação em tempo real e todo o material estará disponível on-line. Para acessá-lo, basta entrar no canal do CAU/SC no YouTube, assistir ao conteúdo, identificar-se e responder as questões correspondentes.

A cada semana será publicado um novo vídeo, totalizando 22, além de sete podcasts. Dessa maneira, cada participante terá autonomia para avançar na capacitação de acordo com seu tempo e interesse. Ao finalizar todos o conteúdo, o aluno receberá o certificado de conclusão emitido pelo CAU/SC.

Legislação

A Lei nº 11.888/2008, conhecida como Lei de ATHIS, garante assistência técnica pública e gratuita de arquitetos para promover a melhoria de moradias de famílias com até três salários mínimos que vivem na área urbana ou rural.

Os profissionais atuam na elaboração de projetos, acompanhamento e execução de obras voltadas à edificação, reforma, ampliação ou regularização fundiária. Embora seja gratuita às famílias, a assistência técnica está baseada no trabalho remunerado dos profissionais da área.

O CAU/SC vem somando esforços no incentivo à implementação da Lei nº 11.888/2008, conhecida como Lei de ATHIS. Em 2019, realizou dois cursos presenciais de capacitação em ATHIS. As cidades de Chapecó e Florianópolis receberam quase cem profissionais participantes.

Além disso, mantém diálogos com representantes do Executivo e Legislativo municipais, e também do meio acadêmico, para a sensibilização da importância de projetos e recursos públicos em ATHIS.

Agenda – O evento poderá ser acompanhado ao vivo, a partir das 18h30, pelo Canal do YouTube do CAU/SC. Acesso neste link.

CONVIDADOS

Patrícia Sarquis (CAU/SC)
Maurício Giusti (CATHIS-CAU/SC)
Felipe Kaspary (CATHIS – CAU/SC)
Cláudia Poletto (CATHIS – CAU/SC)
Antonio Couto (CAU/BR)
Samuel Steiner (UFSC)
Jordi Cuenca (UFSC)
Paolo Colosso (UFSC)
Angela Marshal (URBE)


Deixe seu comentário