Nota de pesar – Falecimento do arquiteto Chirochi Shimizu

Com mais de 40 anos de atuação na cidade de Blumenau, arquiteto deixa legado de projetos industriais em todo país .

Publicado no dia

O CAU/SC lamenta o falecimento no último dia 29/08/2020 do Arquiteto e Urbanista Chirochi Shimizu. Nascido em 26/03/1945, na cidade de Duartina/SP, o arquiteto construiu sua carreira na cidade de Blumenau. Foi um dos sócios responsáveis pelo escritório Herwig Shimizu Arquitetos, em funcionamento desde 1973.

Com mais de 14 milhões de m² construídos, o arquiteto Chirochi Shimizu e seu sócio, Rolf Herwig, possuem portfólio marcado por projetos industriais, para empresas como a BMW, Land Rover, Interprint, AMBEV, Continental, Tetra Pak, Crown. 

Recentemente, uma obra sua foi inspiração para um dos croquis premiados no 1º Concurso de Fotografias e Croquis promovido pelo CAU/SC.  O Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento foi projetado pelo escritório HS Arquitetos e teve sua obra concluída em 2006.

O sócio Rolf Herwig manifestou pesar “Realmente um profissional fantástico. Amigo há 55 anos, já na faculdade, jogando futebol pela faculdade, no IPPUC em Curitiba, depois o chamei para ajudar, no mega projeto, do Centro Esportivo do SESI. Logo ele demonstrou toda a sua competência, assim foi muito fácil, convidá-lo como sócio da nossa empresa. Em todos estes anos, tenho muito orgulho de afirmar, que nunca tive uma desavença. Sempre houve respeito mútuo. Foi um companheiro extraordinário. Que Deus tenha sua bondosa alma”.

A Presidente Daniela Sarmento afirmou que “Shimizu nos deixou uma escola. Com determinação, precisão e competência contribuiu para evolução da arquitetura contemporânea e industrial brasileira. Um orgulho para Blumenau e Santa Catarina tê-lo como arquiteto, pois sua obra foi determinante para construção da paisagem e desenvolvimento econômico da cidade. Para família, deixamos o sentimento de acolhida e conforto, nesse momento triste de despedida”.

O Conselheiro Federal por Santa Catarina, Ricardo Fonseca, declarou que “Santa Catarina e o Brasil lamentam a perda de uma das maiores mentes criativas na arquitetura. Chirochi Shimizu deixa um legado de obras pelo país e em muito contribuiu para o reconhecimento da arquitetura industrial como uma atividade dos arquitetos.”

Fonte dos dados e declarações:
https://www.bauarquitetos.com/desde-1975 
https://www.galeriadaarquitetura.com.br/escritorio-de-arquitetura/a-p/hs-arquitetos/103858/
https://www.archdaily.com.br/br/01-111795/santuario-de-santa-paulina-slash-hs-arquitetos?ad_medium=office_landing&ad_name=article
https://www.instagram.com/arquiteturaproativa/

Deixe seu comentário